Como se tornar um Pedagogo? Quem deseja atuar como pedagogo deve se formar em uma faculdade de Pedagogia aprovada pelo MEC. Normalmente, o pedagogo ainda cursa alguma especialização, mas também pode atuar como profissional generalista.
O pedagogo Para trabalhar com pedagogia, o profissional precisa ser paciente e ter o que chamamos de vocação para ensinar e criar formas de transmissão do conhecimento. Além disso, é preciso saber se relacionar com pessoas, principalmente crianças e alunos com pouco estudo ou informação.
Quais as competências essenciais que o Pedagogo deve ter? O Pedagogo é o profissional estudioso das teorias de ensino e aprendizagem, que atua em diversas dimensões da Educação: Ensinos Infantil, Fundamental e Médio, Gestão Escolar, treinamento em empresas e muito mais.
Trabalho Docente. A palavra Pedagogia tem origem na Grécia, paidós (criança) e agodé (condução). ... A Grécia clássica pode ser considerada o berço da pedagogia, pois é na Grécia que tem começo as primeiras idéias acerca da atuação pedagógica, ponderações que vão influenciar por muitos anos a educação e a cultura ocidental ...
Na história das idéias, o grego Platão (427-347 a.C.) foi o primeiro pedagogo, não só por ter concebido um sistema educacional para o seu tempo mas, principalmente, por tê-lo integrado a uma dimensão ética e política.
O momento histórico que marca a entrada da Pedagogia no Brasil como uma profissão de base científica, e uma área de investigação específica com objeto e métodos próprios, advém do movimento renovador de 1920 que buscava reorganizar todo campo educacional no país (SAVIANI, 2008).
O curso de Pedagogia, propriamente dito, surgiu em 1939, na Universidade do Brasil, dentro da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Entretanto, a formação para a docência nas séries iniciais, antigo primário, iniciou-se com em 1835 no Rio de Janeiro, com a chegada da Escola Normal no Período Regencial.
Porém para 2030, o pedagogo deverá ser um profissional capaz de se inventar conhecendo novas propostas pedagógicas, capazes de adotar suas práticas a era digital, tanto na sala de aula, na prática do ensino e como gestor escolar.
“O trabalho do pedagogo é supervisionar o professor.” Ele tira dúvidas, contribui com sugestões e ideias para facilitar o processo educacional, ajuda o professor a identificar dificuldades de aprendizagem dos alunos e realiza outras atividades em conjunto para melhorar a qualidade da educação oferecida aos estudantes.
O futuro da Pedagogia exige profissionais com formação inovadora e atualizada. Afinal de contas, eles também precisarão inovar nos processos de ensino e de interação com os alunos, certo? Aqui na Anhanguera, o curso de Pedagogia foi elaborado de acordo com as normas da BNCC com formação ampliada.
Para escolher Pedagogia requer muito mais do que habilidades, comunicação e didática. ... Contam bastante para assumir o comando de uma sala de aula, a sensibilidade para lidar com as diferenças, ter paciência, gostar de ajudar o próximo e, sobretudo, amar o que faz.
Como futuro pedagogo o aluno espera ter oportunidade no mercado de trabalho e poder desenvolver seu conhecimento na pratica.
O curso de Pedagogia é importantíssimo no papel de educar crianças e jovens e garantir a evolução intelectual da sociedade. Grandes pedagogos são capazes de transformar a forma de pensamento do mundo, criando questionamentos e procurando sempre acompanhar necessidades e demandas da época.
Porque escolhi Pedagogia!
No caso do trabalho com educação, o mercado apresenta alguns diferenciais interessantes. Um deles é a valorização da experiência: em oposição a outras áreas, nas quais existe um foco na busca por profissionais mais jovens, as instituições educativas valorizam os professores com maior tempo de sala de aula.
Ao mesmo tempo em que forma professores, a Pedagogia prepara pessoas capazes de compreender e colaborar para a melhoria da qualidade em que se desenvolve a educação na realidade brasileira, envolvidos e compromissados com uma formação da idéia de transformação social.
Sendo assim, o pedagogo atuando nos espaços educacionais formais e não-formais será uma peça importante no crescimento e desenvolvimento de todos, pois sua função é de mediar, dinamizar e estimular o desenvolvimento do potencial humano.
O pedagogo é responsável pelo planejamento de aulas, orientação aos professores diante de suas dificuldades além de elaborar projetos para ajudar no bom desempenho da aprendizagem e executá-los da melhor forma (PIMENTA 1985).
O pedagogo é o profissional que tem a função de mediar o trabalho pedagógico, agindo em todos os espaços de contradição para a transformação da prática escolar. ... Nesse sentido, o pedagogo assume também o papel de mediador, de articulador das relações entre o professor e o aluno.
Ele acompanha o planejamento escolar e auxilia a criança na continuação de seus estudos para que não haja prejuízo quando de seu retorno à escola. ... É responsável também por desenvolver atividades lúdicas e tornar o ambiente hospitalar mais acolher.
Pedagogos Unitários atuam comprometidos com o trabalho coletivo, na escola pública atual não se concebe e permite mais a atuação do pedagogo de forma fragmentada. É preciso que o mesmo trabalhe na visão do coletivo, com a função de ser o articulador e organizador do trabalho pedagógico.
É ele quem media e facilita a aprendizagem independentemente do ambiente que está inserido. Fora da sala de aula, em espaços conhecidos como não escolares o papel do pedagogo também é de grande importância, pois ele passa a ser mediador e articulador da aprendizagem vi- sando o comportamento humano.