Direito, Ciência Política, Pedagogia, Sociologia, Literatura, História, Letras (língua japonesa), outros. Ciências Humanas (B): Economia e Administração de Empresas. Exames de Seleção: Inglês, Japonês e Matemática.
Dicas gerais Prestar atenção no tempo que se leva para concluir o exame. Prestar atenção no tipo de questões que são comuns nos diferentes anos. Tentar resolver todos os exames disponíveis. Estudar os temas das questões que não conseguiu responder, e obviamente revisar os assuntos que já tem familiaridade.
O que é Para estudantes com ensino médio completo que desejam cursar a graduação em uma universidade japonesa, nas áreas de ciências naturais, sociais e humanas. Nos 12 primeiros meses da bolsa, todos os bolsistas passam por um curso preparatório para o ingresso na universidade.
Todas as bolsas MEXT garantem, além da isenção das anuidades dos cursos, também passagem de ida e volta para o país, curso de língua japonesa e um valor para manutenção do estudante no país. Esse valor pode variar entre 3 e 5 mil reais mensais, dependendo do nível da bolsa e do local de residência do estudante.
Para se candidatar às bolsas integrais de graduação no Japão, é necessário ser brasileiro, ter nascido depois de 2 de abril de 1996 e já ter concluído o Ensino Médio (ou estar no último ano). É necessário ter conhecimento avançado de inglês ou japonês. Não é necessário saber japonês para concorrer às bolsas.
Por meio da análise de documentos, provas e entrevistas, o Ministério de Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT) seleciona candidatos de destaque em seus ramos de atuação. São, ao todo, seis tipos de bolsas concedidas pelo programa Monbukagakusho.
O que você precisará providenciar:
Para fazer uma viagem para Japão, é preciso obter o visto de turista. Para consegui-lo, os turistas brasileiros precisam preencher o formulário no site do Consulado. Além disso, é preciso apresentar uma série de documentos, que incluem passagem de ida e volta, passaporte válido e cronograma da sua viagem ao Japão.
Quanto custa uma viagem para o Japão?