O prognóstico do TCE pode variar, desde invalidez ou morte. Dependendo da lesão pode causar bradicinesia (lentidão motora), acinesia (ausência motora), afasia (problema na fala), esquecimento, dificuldade em montar frases, lesão primária e/ou secundária.
Tipos de Trauma Cranioencefálico O TCE está dividido em três tipos: trauma craniano fechado, trauma com abaulamento no crânio e fratura exposta. O trauma craniano fechado se caracteriza por uma fratura sem desvio na estrutura óssea, ou por não apresentar ferimento na calota craniana (exemplo figura ao lado).
Além das manifestações clínicas que o paciente com Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) pode apresentar existem algumas complicações que podem ocorrer como Lesões vasculares, hemorragia, trombose, aneurismas, infecções como osteomielite, meningite, abcesso, rinorréialiquórica, otoliquorréia, pneumocele, lesão de nervos ...
Contusões encefálicas Contusões maiores podem causar edema cerebral generalizado e aumentar a pressão intracraniana. As contusões podem aumentar nas horas ou dias após a lesão inicial e causar deterioração neurológica; cirurgia pode ser necessária.
TCE leve de alto risco Pacientes com alto risco de desenvolver lesão devem sempre ser submetidos à TC de crânio, e mesmo com resultado normal, de- vem ser internados e mantidos em observação para estabilização do quadro neurológico.
Recuperação de um Traumatismo Crânio Encefálico Quase todos os traumatizados cranianos passam por um processo de recuperação de grau variável, dependendo da gravidade e número de lesões. A recuperação é mais rápida nas primeiras semanas e mais lenta posteriormente, podendo estender-se até dois anos, após o traumatismo.
Casos moderados a graves podem deixar sequelas como: Problemas cognitivos, como irritabilidade, lentidão, mudanças de comportamento, perda de memória e déficit de atenção); Distúrbios de movimento, como paralisia e perda de equilíbrio; Convulsões.
Primeiros socorros para traumatismo craniano
As consequências de um traumatismo craniano são bastante variáveis, podendo haver uma recuperação total, ou até mesmo a morte.
Alguns dos principais sinais dos traumatismos cranianos são:
1) O Traumatismo Craniano Fechado : caracteriza-se por ausência de ferimentos no crânio ou, quando muito, fratura linear. Quando não há lesão estrutural macroscópica do encéfalo, o traumatismo craniano fechado é chamado de concussão.
O traumatismo craniano, ou traumatismo cranioencefálico, é uma lesão no crânio provocada por uma pancada ou trauma na cabeça, que pode atingir o cérebro e ocasionar sangramento e coágulos.
Você pode alimentar-se normalmente, porém não deve tomar bebida alcoólica pelo menos nos próximos 3 dias após o traumatismo. Não tome nenhum medicamento sedativo ou analgésico além de aspirina, pelo menos nas primeiras 24 horas.
ACIDENTE DO TRABALHO EVENTO IN ITINERE SEQUELA DE TRAUMATISMO CRANIANO - INCAPACIDADE TOTAL E PERMANENTE, COM NECESSIDADE DE AUXÍLIO DE TERCEIROS E NEXO CAUSAL COMPROVADOS APOSENTADORIA POR INVALIDEZ ACIDENTÁRIA DEVIDA. Lei n. aplicável.
Ainda de acordo com o neurocirurgião, essas condições reduzem o consumo de energia do cérebro. Com menos 'esforço', o órgão tem mais chances de se recuperar e desinchar, um processo que demora entre sete e dez dias.
Veja bem, se só usássemos tão pouco da massa encefálica, dificilmente um ferimento na cabeça conseguiria deixar sequelas. O que acontece é exatamente o contrário. Qualquer ferimento pequeno ou grande no cérebro, é capaz de deixar sequelas, reversíveis ou não.
No aberto existe solução de continuidade da pele; enquanto que no fechado, também denominado contusão abdominal, a pele está íntegra, sendo que os efeitos do agente agressor são transmitidos às vísceras através da parede abdominal, ou se dão por contragolpe ou desaceleração.
Para facilitar o estudo, os traumas abdominais foram divididos em: trauma aberto (ferimentos por armas de fogo ou por arma branca) e trauma fechado (contusão). Dentro de cada divisão foram analisadas as vísceras e as regiões associadas mais atingidas.
Trauma torácico é qualquer lesão física que ocorre no peito (incluindo costelas, coração e pulmões) podendo levar à morte.
Trauma é uma definição ampla usada para descrever lesões causadas por uma força externa devido a acidentes, violência ou auto-agressão. É categorizado por mecanismos de lesão que incluem: trauma penetrante, trauma contuso ou sua combinação.
Traumas psicológicos são sequelas emocionais, deixadas por uma experiência que causou imensa dor e sofrimento ao traumatizado, tal experiência (também chamada de evento traumático) é de tal magnitude que afetam profundamente o comportamento, pensamento e sentimentos do indivíduo, e este, por sua vez, fará de tudo para ...
Quais os principais tipos de traumas?
A palavra trauma, do ponto de vista semântico, vem do grego cujo significado é ferida. Pode ser uma lesão física causada por ações externas lesivas ou violentas ou pela introdução de substância tóxica no organismo, e também pode ser um dano psicológico ou emocional7.
Atendimento especializado Quando há um trauma, o foco do atendimento está em minimizar danos. Assim deve ser com a equipe que faz o atendimento pré-hospitalar ao socorrer o paciente e, consequentemente, com os profissionais que o recebem no hospital.
Com o paciente acordado, solicitamos que ela abra a boca para que possamos investigar; caso ele esteja desacordado devemos realizar uma manobra de abertura da via aérea, a mais indicada para o trauma é o jaw-thrust, na qual vamos deslocar a mandíbula para frente e abrir a boca do paciente sem movimentar a coluna ...
O protocolo de trauma, na verdade, é um conjunto de cuidados básicos extremamente importantes em algum evento acidental que visa garantir a sobrevivência dos envolvidos.