No intervalo de tempo Δt = t – t0, o ponto material passa da posição inicial S0 para a posição S. Essa variação de posições do ponto material nesse intervalo de tempo é denominada deslocamento do móvel.
O deslocamento de um móvel (objeto) é representado por ΔS (lê- se: “delta s”) e corresponde à localização que o móvel ocupa no final do movimento (posição final s) menos sua posição no início do movimento (posição inicial S0).
S = S0 + V0.t + a.t²/2 Com essas duas fórmulas podemos calcular a posição do objeto com base em sua função do tempo.
posição final (Xf) é o local (pode ser no eixo X ou Y) onde um corpo/partícula finaliza seu movimento.
É uma linha formada pela união de todas as posições que podem ser ocupadas por um móvel durante o seu movimento. Essa trajetória também depende do referencial adotado. Em resumo, trajetória é o caminho descrito pelo móvel. Exemplo: Um avião apresenta velocidade constante.
Trajetoria: Linha descrita ou percorrida por um corpo em movimento. Exemplos: Oque: Uma jaca caindo no chão. ... Tragetória: Linha reta horizontal.
Resposta. Resposta: 1. É o movimento rectilineo .
quando a trajetória descrita por um móvel é uma linha reta, dizemos que ele realiza um movimento retilíneo .
Um movimento curvilíneo consiste na trajetória que descreve uma linha curva. Numa trajetória curvilínea, o vetor velocidade possui direção tangente à trajetória em cada ponto e o sentido é o do movimento. ...
A função horária da posição é a equação usada para determinar a posição de um móvel que descreve um movimento uniformemente variado. Trata-se de uma equação do 2º grau que depende de variáveis como velocidade inicial, posição inicial e aceleração.