O surgimento do marketing digital se deu juntamente com a internet nos anos 1960, porém só começou a crescer de maneira absurda após a década de 90, pois foi quando a população começou a ter mais acesso à internet tanto em suas casas como no trabalho.
Comparado a outras áreas, o marketing é um estudo bem recente, que só começou a ganhar força após a Revolução Industrial. Mas, mesmo sendo um conceito relativamente novo, o marketing já passou por quatro eras: O Marketing 1.
“A função elementar do marketing é contar uma boa história, gerar percepção de valor e criar um posicionamento na mente do cliente.” Segundo Philip Kotler, posicionamento é “a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”.
As transformações digitais combinadas ao maior acesso à informação a níveis como nunca antes vistos fez surgir o que chamamos hoje de consumidor 4.
Podemos definir o que é perfil do consumidor como um conjunto de características, comportamentos e valores observados em um público específico. Fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos precisam ser considerados na construção e análise do perfil do cliente que a empresa quer atingir.
A pesquisa de perfil do consumidor busca identificar o comportamento do seu público-alvo. Com isso, ela consegue levantar informações que caracterizem o perfil de consumo de determinado produto ou serviço. A partir dessa leitura, o gestor identifica qual é o melhor modo para atrair atenção do público.
Disponibilidade. Devido ao forte uso da tecnologia, o novo perfil de consumidor se torna muito mais exigente em relação à disponibilidade da sua empresa. Não basta mais ser acessível apenas em horário comercial, uma vez que as pessoas utilizam seu tempo livre para buscar e para comprar produtos e serviços.
De forma geral, 78% dos brasileiros costuma barganhar o preço antes de comprar um bem de maior valor, como eletrodomésticos, eletrônicos, móveis, veículos. Cerca de dois terços dos consumidores brasileiros (64%) costumam esperar por promoções e saldões para aquisição de bens de maior valor.
O consumidor 3.
Relacionar-se bem com o cliente é fundamental para qualquer empresa. ... É o bom relacionamento com clientes que lança as bases para a fidelização do consumidor. Quando a organização consegue estabelecer conversas e relações significativas com sua audiência, o cliente se torna leal e passa a promover o produto e a marca.
O relacionamento com clientes é um fator estratégico Além de aumentar o engajamento com a marca, essa estratégia garante a fidelidade dos consumidores e poupa recursos, já que reter clientes é mais fácil e menos custoso do que conquistar novos.
De acordo com Neil Patel, quando o cliente está satisfeito com um produto ou serviço, bem como, com o atendimento de uma marca ele compra mais e com maior frequência. O que por sua vez resulta em um aumento significativo nas vendas e no faturamento de uma organização.
O relacionamento com o cliente é um conceito que representa a conexão desenvolvida entre uma empresa e a sua persona. É uma estratégia que engloba todo o ciclo de vendas e que tem como objetivo encantar e fidelizar clientes.
O feedback do cliente é o seu melhor indicador de qualidade Não basta, contudo, ouvir o que ele tem a dizer, seus elogios, críticas e sugestões. É preciso avaliar cada feedback recebido e utilizá-lo para melhorar os pontos abordados como falhos e manter o que tem feito brilhar os olhos dos seus clientes.