A esporulação, processo pelo qual alguns gêneros de bactérias formam esporos, ocorre quando estas bactérias estão em ambiente que ameaçam a sua sobrevivência, que não tem nutrientes suficientes para que cresçam e se reproduzam. As condições ambientais são adversas para o crescimento bacteriano.
Uma das formas de eliminar definitivamente os esporos é a autoclavagem, técnica pela qual materiais como roupas, alguns alimentos, instrumentos hospitalares e laboratoriais são tratados com vapor de água em elevadas temperaturas (acima de 120°C) durante um período de, no mínimo, 20 minutos, num aparelho denominado ...
Logo, um endósporo é chamado de estrutura de repouso porque é um método de uma célula "descansando" ou sobrevivendo, em vez de crescer e se reproduzir, e, nesse contexto, a parede protetora do endósporo permite que uma bactéria resista a condições adversas no ambiente.
Endósporo é uma estrutura dormente, dura, e não reprodutiva produzida por um número pequeno de bactérias do grupo Firmicutes. A função primária da maioria dos endósporos é garantir a sobrevivência da bactéria por períodos de estresse ambiental.
Em muitos aspectos, os fungos estão mais próximos dos animais do que plantas! , e eles foram pensados para compartilham um ancestral comum de Protista com animais.
Verificado por especialistas O primeiro aspecto dos fungos que os aproxima mais dos animais que dos vegetais é quanto à sua nutrição, em que classificam-se como heterotróficos, ou seja, não são capazes de nutrir-se por conta de seu próprio organismo.
Os fungos não são considerados plantas como foram antigamente, mesmo porque os fungos são destituídos de clorofila e ao contrário das plantas, eles apresentam nutrição heterotrófica. Apesar dos cogumelos brotarem do solo, eles não são considerados plantas, mas sim fungos porque possuem características de fungos.
hifas
O micélio é nome que se dá ao conjunto de hifas de fungos multicelulares. Cada hifa é um filamento microscópico. O micélio auxilia vegetais na sustentação e absorção de nutrientes e se desenvolve no interior do substrato.
glicogênio
Os fungos pluricelulares são constituídos pelos corpos de frutificação, que correspondem à parte visível do cogumelo, responsável pela reprodução do fungo e o micélio que são vários filamentos, em que cada um é denominado de hifa. As hifas podem ser cenocíticas, possuem um citoplasma plurinucleado.