Conceito de desumanização e coisificação do outro: A desumanização é fazer com que um ser humano deixe de ser menos que outro ser humano,tirando seus direitos humanos como sua personalidade, criatividade, compaixão e amor para com os outros.
Desumanização em Saúde Em nosso país. Esta tem sido largamente divulgada pela mídia e explicitada em pesquisas de opinião. Sendo caracterizada por sintomas tais como: filas desnecessárias. Descaso e descuido com as pessoas.
A desumanização é um processo psicológico que demoniza o inimigo, fazendo com que pareçam menos humanos, e por sua vez, não merecedores de tratamentos humanos. Esse processo aumenta a violência, violação de direitos humanos, crimes de guerra e genocídios.
A desumanização nada mais é do que o ato e o efeito de desumanizar, ou seja, retirar o sentido real dos traços humanos, conforme afirmam os psicólogos. Na verdade, muitas vezes, vincula-se à desumanização a perda dos valores éticos e morais, da própria sensibilidade inerente ao humano.
Partindo de uma perspectiva sociológica, podemos observar como a desumanização pode afetar indivíduos em sociedades, pois em seu conceito mais puro, esta ação faz com que um ser humano deixe de ser menos que outro ser humano, tirando seus direitos, personalidade, criatividade, compaixão e amor para com os outros.
A degradação é a ação ou resultado de degradar (-se), a destituição humilhante de um cargo, posto grau entre outros. É o processo natural de desgaste, tais como: decomposição, deterioração, alteração graduação para menos ou diminuição. Depravação moral e devassidão.
Ato ou efeito de humanizar, mudando o comportamento e atitudes, tornando-se humano e dando condições humanas.
Atendimento humanizado hospitalar é a habilidade dos profissionais de saúde em ouvir, aconselhar e respeitar as opiniões dos pacientes para que eles tenham um tratamento digno. Para que a humanização seja eficaz, é preciso que os procedimentos e a estrutura da instituição também estejam alinhadas com este objetivo.