O ponto de fusão e ebulição são, repectivamente, as temperaturas em que os materiais passam do estado sólido para o líquido e do estado líquido para o gasoso ou a temperatura máxima em que o líquido pode permanecer nesse estado físico em uma determinada pressão.
Quando a pressão atmosférica diminui, o ponto de ebulição também diminui. Isso ocorre porque como há menos pressão sobre a molécula, menor é a força que está agindo sobre ela mantendo ela junta às outras moléculas.
Quando as temperaturas se elevam, as partículas se afastam, o ar fica menos denso e a pressão diminui. As variações de pressão atmosférica existentes nos diversos pontos da Terra são responsáveis pela ocorrência dos ventos, que se deslocam das zonas de alta pressão para as zonas de baixa pressão.
A altitude começa a afetar o corpo humano gradativamente. Uma das cidades com maior altitude no mundo é La Paz, capital da Bolívia, que se encontra a 3.
A principal mudança é o alargamento dos limites considerados para pessoas acima de 60 anos. A partir de agora, o nível máximo aceito para esse grupo é de 150 mmHg para a pressão sistólica (o número mais alto). Antes, era de 140 mmHg. A pressão diastólica (o valor menor) foi mantida em 90 mmHg.
Durante a atividade física, a intensidade do uso de O2 e de formação de CO2 é frequentemente elevada a 20 vezes da taxa basal, exigindo aumentos proporcionais da ventilação pulmonar. Em altitude elevada, soma-se ainda o efeito do ar rarefeito, o qual contribui para a redução da pressão parcial de O2 no sangue.
No caso das grandes altitudes a pressão do ar altera o comportamento dos pulmões, pois existe uma menor concentração e ar no ambiente. Se o ser vivo sobreviver as mudanças exigidas pela baixa pressão do ar, seu organismo irá acostumar-se e haverá uma adaptação.
A concentração de oxigênio no ar continua a mesma, seja qual for a altitude, o que acontece é que a pressão em grandes altitudes é menor e isso é que dificulta nossa respiração, pois fica mais "difícil" obter o oxigênio da atmosfera ja que a diferença de pressão entre a atmosfera e nossos pulmões cai devido o aumento ...
Resposta. Resposta: Ela diminui, porque quanto maior a altitude maior a pressão atmosférica, o que torna o ar mais rarefeito, ou seja, a concentração de gases, umidade e materiais particulados é menor. Sendo assim a diminuição da retenção de calor nas altas altitudes, e como consequência a queda da temperatura.
O principal interesse da realização do treinamento em altitude é a melhora na capacidade de transporte de oxigênio no sangue, através de um aumento na conteúdo de hemoglobina.
RESPOSTAS ADAPTATIVAS AO EXERCÍCIO FÍSICO Exemplos: aumento da frequência cardíaca e da pressão; aumento da temperatura corporal; aumento da frequência respiratória. ADAPTAÇÕES CRÔNICAS: são aquelas que ocorrem após a sistemática realização de atividade física.