A Sociologia surgiu a partir de uma série de fatores que tornou a política, a economia e a sociedade do século XVIII e XIX mais complexa. ... Comte entendeu que a sociedade europeia passava por um turbilhão de transformações desde o renascentismo e que a Revolução Industrial teria coroado o ápice das transformações.
Sobre a Sociologia, assinale a alternativa correta: * A Sociologia se interessa por pesquisar costumes e hábitos, além de investigar as relações entre indivíduos, famílias, grupos e instituições. ... A Sociologia naturaliza as relações sociais, ou seja, entende que a sociedade é algo da natureza.
Sobre o contexto histórico no qual se deu o surgimento da Sociologia, assinale a alternativa correta. (A) A Sociologia consolidou-se em resposta aos novos problemas e desafios desencadeados por transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, cujos marcos históricos foram as revoluções Industrial e Francesa.
É a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia. ...
1-Sociologia é um estudo da sociedade, padrões de relações sociais, interação social e cultura da vida cotidiana. É uma ciência social que utiliza vários métodos de investigação empírica e análise crítica para desenvolver um corpo de conhecimento sobre ordem social, aceitação e mudança ou evolução social.
Resposta. Olá! O objeto de estudo da sociologia é o comportamento social humano, a forma como a sociedade se organiza e as suas dinâmicas. Interessa-se pelo comportamento social coletivo, as instituições sociais e a relação dual entre indivíduo e sociedade.
A sociologia marxista pode ser definida como "uma forma de teoria do conflito associada com (...) o objetivo do marxismo de desenvolver uma ciência positiva (empírica) da sociedade capitalista como parte da mobilização de uma classe trabalhadora revolucionária".
Para Durkheim, o fato social é um resultado da vida comum, e ele propõe isolá-los para estudá-los. Desta forma, a sociologia deveria preocupar-se essencialmente com o estudo dos fatos sociais, de forma objetiva e científica.
Uma das principais ideias de Émile Durkheim tem como base a metodologia da indução (ou dedução), o que quer dizer que a visão sociológica precisa vir do indivíduo ao coletivo. Basicamente, para Durkheim, seria necessário observar todas as atitudes de uma pessoa para entender a sociedade.