O Drible é um fundamento básico do Handebol, trata- se do ato de quicar a bola com uma das mãos sem perder o domínio da bola. O Drible pode ser feito com o jogador parado ou em movimento. A principal função do drible no Handebol é a progressão com posse de bola.
- O ato de um jogador se deslocar quicando a bola é chamado de drible. A mão do jogador deve estar sempre aberta para que tenha um melhor domínio sobre a bola e, ao contrário do basquetebol, não é permitido conduzir a bola durante o drible.
Dessa maneira, existem três tipos básicos de drible: drible em velocidade, drible de controle e drible de mudança de ritmo. Primeiramente, o drible em velocidade, conhecido também como drible alto. Empurre a bola à frente, longe do corpo, esticando seus braços em direção ao chão.
Não é permitido driblar utilizando as duas mãos ao mesmo tempo; quicar a bola colocando a mão por baixo dela; iniciar um drible, interrompê-lo e iniciar um novo drible. Esses casos são violações.
Durante um drible a bola pode ser jogada no ar, desde que a bola toque o chão ou outro jogador antes que o jogador que a jogou possa tocá-la novamente com sua mão. Não há limite para o número de passos legais dado por um jogador quando a bola não está em contato com sua mão.