O plano de ensino ou programa da disciplina deve conter os dados de identificação da disciplina, ementa, objetivos, conteúdo programático, metodologia, avaliação e bibliografia básica e complementar da disciplina.
O Plano de Curso é um instrumento de trabalho que possui o objetivo de referenciar os conteúdos, as metodologias, os procedimentos e as técnicas a serem utilizadas no processo de ensino-aprendizagem concernentes às unidades escolares.
Ele tem uma metodologia própria, é específico e relativo a uma determinada disciplina ou matéria. ... É concebido no ambiente micro da sala de aula ou espaço reservado para a aprendizagem. O plano de disciplina pode ser construído em conjunto com os alunos e demais integrantes da escola.
- “O QUE É E PARA QUE SERVE O PLANO DE AULA? É uma previsão de atividades vinculadas a um plano de ensino mais amplo desenvolvidas em etapas seqüenciais, em consonância com objetivos e conteúdos previstos. Serve para organizar a intenção do professor e o modo de operacionalizá-la.
Sumário: 1) — Introdução; 2) —O que é uma ementa?;3) — Partes da ementa; 4) —Verbetação; 5) — Dispositivo; 6) — Função didática da ementa; 7) —Conclusão. De acordo com a lei[2], todo acórdão tem de ter ementa.
OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: - Contribuir para o educando entender e fazer a ligação entre teoria e pratica.
A escalada speed é uma disciplina de escalada em que a velocidade é o objetivo final. É feita em rochas, paredes e postes e só é recomendada para escaladores altamente qualificados e experientes.
* 1 ponto Chegar ao topo com o menor número de tentativas, escalando as 5 linhas diferentes dentro dos 5 minutos disponíveis. Chegar mais alto. Chegar no topo do paredão no menor tempo possível.
Significado de Ementário substantivo masculino Livro de ementas. Livro de lembranças. Rol, agenda.
Importante: Normalmente, as ementas (conteúdo programático) das disciplinas são necessárias apenas para solicitação de aproveitamento de estudos em outra faculdade. Para solicitar assinale essa opção no próprio formulário de solicitação de histórico escolar.
8 – A bibliografia: todo o material que o professor utilizou para fazer o seu planejamento. É importante tê-los em mãos, pois caso os alunos precisem ou apresentem interesse, terá como passar as informações.
Referências. Assim como em alguns trabalhos acadêmicos, as referências são a última parte do seu plano de aula. É aqui que você deve discriminar todas as fontes utilizadas para a elaboração da aula, as fontes de conteúdo e exercícios.
A sistematização é o momento no qual os estudantes são convidados a (re)construir o conhecimento em torno do tema. ... Na avaliação os estudantes podem refletir os caminhos que trilharam, os avanços em termos de conhecimento e conhecimentos que ainda precisam adquirir em torno do tema estudado.
Segundo Souza (1997), “a sistematização é um instrumento, uma forma metodológica de elaboração do conhecimento (...) é mais que organização de dados, é um conjunto de práticas que propiciam a reflexão, práticas conscientes e a reelaboração do pensamento” (...).
Chamaremos de ensino estruturado aquele cujas aulas são previamente planejadas, ou estruturadas, e colocadas à disposição dos alunos. ... Como ensinar é orientar o aprendizado, pode-se dizer que essa sistematização é uma orientação antecipada da aprendizagem com o objetivo de auxiliar o aluno a estruturar o conhecimento.
verbo transitivo direto Ordenar os elementos organizadamente: sistematizar dados. Colocar alguma coisa em ordem ou de acordo com um sistema: sistematizou as regras estabelecidas pelo chefe. Reduzir a doutrina ou ideologia (circunstâncias, fatos, pontos de vista etc.): Hegel sistematizou proposições dialéticas.
O conhecimento sistematizado é aquele que parte de uma organização para a construção da ideia, ou seja, as ideias estão ordenadas a partir de fatos e embasamento.
O que é: São atividades destinadas à sistematização de conhecimentos das crianças ao fixarem conteúdos que estão sendo trabalhados. Em relação à alfabetização, são os conteúdos relativos à base alfabética da língua ou ainda às convenções da escrita ou aos conhecimentos textuais.
A palavra sistematização provém da ideia de sistema, de ordem ou classificação de diferentes elementos sob uma regra ou parâmetro similar. A sistematização não é mais do que a formação de um sistema, de uma organização específica de certos elementos ou partes de algo. ...
Corpo da sistematização: Aqui em um ou vários capítulos, se examina criticamente cada um dos trabalhos escolhidos para a apresentação, resumindo os conteúdos, ressaltando os principais resultados e os nexos entre eles, analisando também o texto publicado e propondo, se pertinente, outras abordagens.
Trata-se de organizar toda a informação disponível sobre as diferentes etapas da experiência, tendo como fio condutor o eixo da sistematização (os aspectos que mais interessam). É importante determinar as variáveis e as categorias com clareza, de modo a ordenar e classificar correctamente a informação.
Uma das principais características do conhecimento científico é a sistematização, pois consiste num saber ordenado, ou seja, formado a partir de um conjunto de ideias que são formadoras de uma teoria. Outro fator que caracteriza o conhecimento científico é o princípio da verificabilidade.
Além disso, é uma forma das empresas reterem o conhecimento e colocá-lo à serviço do desenvolvimento dos profissionais mais inexperientes. ... Um exemplo bastante conhecido de prática da gestão do conhecimento é o que comumente se chama de Lições Aprendidas.