O BIPAP é indicado para tratar a apneia central do sono e apneia obstrutiva do sono grave, mas também é recomendado para aqueles que possuem dificuldade respiratória, doenças neuromusculares ou doenças cardíacas.
Ligue o cabo de CA à fonte de alimentação e a uma tomada elétrica, e, em seguida, ligue o cabo no outro lado da fonte de alimentação ao dispositivo. Quando o símbolo de desbloqueio aparecer, o dispositivo encontra-se no modo de fábrica e você pode liberar os botões. Será exibida a tela de configuração do modo.
O procedimento é feito por um cirurgião, que faz um corte na traqueia para expor os anéis de cartilagem presentes na região, corta entre dois desses anéis e insere a cânula, de forma que a traqueia e o meio externo se comuniquem. Feito isso, são conectados os aparelhos de respiração artificial na ponta da cânula.
1. Desligue o dispositivo de terapia, defina o botão do Umidificador como 0 e aguar de 15 minutos até que a placa de aquecimento e a água arrefeçam. 2.
Pressione o botão do usuário à direita para chegar ao "Definir a pressão". Use o botão de rampa para definir a pressão que seu médico receitou. A pressão pode ser ajustada de 4 a 20.
Botão Iniciar/Parar Pressione para iniciar/parar a terapia. Pressione e mantenha pressionado por três segundos para entrar no modo de economia de energia. Botão giratório Gire para navegar no menu e pressione para selecionar uma opção. Gire para ajustar uma opção selecionada e pressione para armazenar sua mudança.
O primeiro e o mais importante passo para descobrir a pressão que você deve utilizar no aparelho CPAP é procurar um médico do sono e realizar a polissonografia. O fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata, explica que esse exame monitora o sono por meio de sensores colocados sobre a pele.
Pressione • + simultaneamente por três segundos para acessar o menu clínico. Pressione • para acessar as configurações padrão do aparelho, p. ex., a pressão inicial. Use • e para percorrer as telas de menu.
Como usar o CPAP
Para desligar a junção de rampa no CPAP, basta girar o botão completamente para esquerda, reduzindo o tempo até desligá-lo.
Dicas de Limpeza diária: Desconecte seu equipamento de CPAP da fonte de energia. Desconecte a máscara e o tubo do dispositivo de CPAP. Em uma pia ou banheira, limpe a almofada da máscara e o fixador para remover toda a gordura. Esfregue suavemente com sabão e água potável morna.
Como higienizar as máscara de proteção lavável: A recomendação do Ministério da Saúde é deixar as máscaras de pano de molho em uma solução de 1 parte de água sanitária para 3 partes de água (evitar usar com máscaras pretas ou coloridas) ou sabão e água por cerca de 30 minutos, enxaguando-as e secando em seguida.
Ela deve ser higienizada com água e sabão, ficar de molho na água sanitária por 30 minutos e, depois de seca, é necessário passar ferro quente.
Passo 1 - Chegando em casa, lave as máscaras usadas com uma solução de água potável e detergente líquido na proporção de 5ml de detergente para 1 litro de água e deixe-as do molho por 30 minutos. Após o tempo de imersão, realize o enxague em água corrente. Passo 2 - Deixe secar à sombra.
Respire profundamente Quando estiver usando o CPAP você deve respirar normalmente, como faria se estivesse sem ele. Mas somente nos primeiros momentos de uso, respire bem devagar e profundamente. Assim, você se adapta mais rápido à pressão do CPAP.
Lavar corretamente a máscara de CPAP A almofada da sua máscara CPAP deve ser lavada diariamente com morna e sabão neutro conforme recomendação do fabricante. Almofada é a parte de silicone ou gel que cobre seu nariz ou nariz e boca. Deixe-a secar em um local arejado e fora da luz solar.
Ele adicionará umidade ao ar enviado na máscara, evitando o ressecamento. Usar o CPAP com uma máscara oronasal/facial pode causar ressecamento na boca, na garganta e no nariz. O umidificador também controla o ressecamento nasobucal, uma vez que o ar umidificado entrará pela boca e pelo nariz.
“O uso da água mineral e a comum, aquela retirada da torneira e filtros, no umidificador de CPAP e BiPAP, pode deixar o recipiente com manchas esbranquiçadas ou escuras. ... Lembre-se: a água que sobrar no reservatório do umidificador de CPAP não deve ser reutilizada. Troque a água do seu umidificador todos os dias.
E pra que serve o umidificador para Cpap? ... Graças a isso não produz a umidificação necessária, gerando desconforto. O ressecamento do nariz provoca a produção de coriza, congestão e espirros. O papel do umidificador é repor essa umidade, facilitando a respiração e reduzindo os efeitos colaterais do tratamento.
Nunca utilize soro no copo umidificador. Utilize o cilindro e o concentrador em local ventilado. Assegure-se de que o cilindro esteja longe de qualquer fonte de calor (fogão, churrasqueira, cigarro, lareira).
Qual tipo de água colocar no umidificador O umidificador de oxigênio exige água destilada para bom funcionamento. Ele possui composição de fácil aquecimento, que potencializa sua condensação e, como resultado, proporciona umidificação eficiente no tratamento.
Pode ser usado soro fisiológico 0,9% ou água filtrada sem problemas.
Deve ser lavado todos os dias em água corrente com sabão neutro. A água deve ser previamente fervida ou filtrada e estar em temperatura ambiente (fria). A troca do umidificador deverá ser realizada no mínimo a cada três meses.
O item deve ser lavado todos os dias com água corrente e sabão neutro, evitando assim o entupimento do tubo. Após administração de água, deve-se conectar o copo ao cilindro ou concentrador. Sua entrada é universal, ou seja, pode ser adaptada a qualquer modelo de fluxômetro ou regulador de oxigênio.
Devem ser lavados regularmente, deixe-os de molho em uma bacia com água e sabão neutro durante meia hora e depois lave com água corrente. Deixar secando de forma que toda a umidade escorra para fora do cateter.
Ambu (completo) Detergente neutro, enxague em água corrente e secar. Encaminhar para o CME (óxido de etileno ou autoclave, conforme recomendação do fabricante).