(e) MEIO PRIMEIRO PLANO (MPP) – A figura humana é enquadrada da cintura para cima. (f) PRIMEIRO PLANO (PP) – A figura humana é enquadrada do peito para cima. Também chamado de “CLOSE-UP, ou “CLOSE”. (g) PRIMEIRÍSSIMO PLANO (PPP) – A figura humana é enquadrada dos ombros para cima.
Enquadramento aberto, fechado, close-up, detalhe, de passagem: esses nomes podem não ser tão populares, mas certamente você reconhecerá os efeitos que eles causam no público. Saiba mais!
Queremos deixar claro que podem existir variações com relação aos nomes, mas os principais e mais usados estão aqui, que vamos conhecer agora!
Plano, em cinema, é um trecho de filme rodado ininterruptamente, ou que parece ter sido rodado sem interrupção. É, portanto, um conjunto ordenado de fotogramas ou imagens fixas, limitado espacialmente por um enquadramento (que pode ser fixo ou móvel) e temporalmente por uma duração.
Primeiríssimo Plano Esse plano fecha a foto quase que exclusivamente no rosto da pessoa,a enquadrando dos ombros pra cima. O Primeiríssimo Plano é totalmente focado em dar destaque a expressão facial de quem é retratado,sendo quase que o oposto do Plano Geral,podemos ver muitos detalhes e quase nada do ambiente.
O foco pode ser nos olhos (regra para fotografia de retratos) ou em outra parte do rosto em que mais chama a atenção. Mas se você gosta de clicar usando o controle manual, a dica é abrir o diafragma (use F2. 8 ou menor) para que o objeto principal seja privilegiado com foco.
Primeiro Plano (PP) ou Close-Up – plano que enquadra a pessoa do tórax para cima, com ênfase no rosto.
9 Técnicas de Fotografia para Fotos Incríveis e Profissionais
Plano Americano - Trata-se de um posicionamento da câmera voltado para o cinema e a criação de vídeos. Primeiro Plano - Compreende a obtenção de uma imagem mais próxima do retrato. Decupagem - compreende a ação de decorar.
Close-up, ou simplesmente close, em cinema e audiovisual, é um tipo de plano, caracterizado pelo seu enquadramento fechado, mostrando apenas uma parte do objeto ou assunto filmado - em geral o rosto de uma pessoa.
São aquelas longas tomadas em que a ação acontece de forma ininterrupta e a câmera assume uma função narrativa de colocar o espectador quase dentro da cena. ... Apesar de vender a ideia de que são apenas dois longos takes, existem, sim, pequenos cortes.
O plano-sequência se inicia no momento em que a câmera pega os pés da bailarina e os acompanha até que ela se senta ao chão (nota-se a beleza no emprego da técnica ao percebermos que quem comanda a cena é a personagem e não a câmera). Após um corte, o método é reutilizado quando da entrada de um outro personagem.
Um plano-sequência é um take único em que a ação se desenvolve de forma fluida, sem cortes. Isso pode ser criado tanto nas filmagens, quanto na edição, através da junção de vários planos longos, com cortes sutis e mascarados para não atrapalhar a sensação de unidade, como é o caso de 1917.
O filme de Sam Mendes dura duas horas e consiste de vários takes longos que, depois, foram conectados digitalmente, de modo que pareça que ele não foi editado. Um trabalho um bocado árduo, que não permite margem de erro. Tudo tem que ser meticulosamente planejado.
31 de julho de 1897
Significado de Cena. ... Subdivisão de um ato de qualquer drama, tragédia ou comédia, no decorrer da qual as mesmas personagens encontram-se em cena, tendo ao fundo o mesmo cenário: terceira cena do segundo ato. [Figurado] Arte dramática; teatro: escrever para a cena; a cena lírica.
Sena tem sua origem na palavra em latim sena e é sinônima de seis. Com sentido mais reduzido, pode indicar também o nome de um povo indígena de Moçambique, em África e o nome botânico de várias árvores, arbustos e ervas da família Senna ou Sene.
CENA: Qualquer marcação ou diálogo dos atores. Cada uma das unidades de ação duma peça, cuja divisão se faz segundo as entradas ou saídas dos atores: cena francesa. Consiste sempre basicamente de: início, meio e fim. Divisão do ato da peça teatral, momento de uma peça.
Na acepção mais antiga, em termos de arquitetura teatral, cena é a parte principal do palco, o espaço utilizado para representação, delimitado na frente pela boca de cena, atrás pela rotunda e nas laterais pelos bastidores.
FISICALIZAÇÃO: O ator cria a realidade teatral tornando-a física. ... O termo "fisicalização" - usado no trabalho de Viola Spolin - descreve a maneira pela qual o material é apresentado ao jogador num nível físico e não verbal, em oposição a uma abordagem intelectual e psicológica.
Resposta: Comunicar ideias e valores contidos em um texto literário por meio da linguagem teatral, além de proporcionar aos educandos a oportunidade de desenvolver o protagonismo juvenil e o senso estético teatral, aprimorando a desinibição, socialização, consciência corporal.
No teatro os personagens são representados pelos atores como em uma brincadeira de faz de conta, em que o ator “finge”, ou seja, interpreta um rei, um bicho ou outras pessoas.