MODELAGEM ORIENTADA A OBJETO A modelagem orientada a objetos procura identificar o melhor conjunto de objetos para descrever um sistema de software e reusar esses objetos quando necessário em outras aplicações. Nesse contexto, um conjunto de classes definem os objetos presentes no sistema.
Qual da afirmação abaixo NÃO corresponde com as definições de Desenvolvimento de Softwares Orientado a Objetos? ... A engenharia de software orientada a objetos é muito mais que utilizar mecanismos de sua linguagem de programação, é saber utilizar da melhor forma possível todas as técnicas da modelagem orientada a objetos.
O que é UML? A Unified Modeling Language, ou Linguagem Unificada de Modelagem, é, como o nome indica, uma linguagem de notação utilizada para modelar e documentar as diversas fases do desenvolvimento de sistemas orientados a objetos.
A UML é uma combinação de várias notações orientadas a objetos: design orientado a objetos, técnica de modelagem de objetos e engenharia de software orientada a objetos. A UML usa os pontos fortes destas três abordagens para apresentar uma metodologia mais consistente e mais fácil de usar.
A principal vantagem é o entendimento igualitário dos interessados, já que ela visa eliminar a ambiguidade contida em um texto ou em uma fala. A UML pode ser aplicada em diversos domínios de aplicação.
A notação do diagrama de caso de uso é bastante objetiva e não envolve a mesma quantidade de símbolos de outros diagramas UML. Veja todas as formas que você encontra no Lucidchart: Caso de uso: formato oval na horizontal e que representam os diferentes usos que um usuário pode ter.
Basicamente, a UML permite que desenvolvedores visualizem os produtos de seus trabalhos em diagramas padronizados. ... Os objetivos da UML são: especificação, documentação, estruturação para sub-visualização e maior visualização lógica do desenvolvimento completo de um sistema de informação.
versão 2.5
Os principais diagramas UML são:
A UML (Unified Modeling Language), que significa Linguagem Unificada de Modelagem é uma linguagem padrão para modelagem orientada a objetos. ... Esta linguagem de modelagem não proprietária de terceira geração, não é um método de desenvolvimento. Têm como papel auxiliar a visualizar o desenho e a comunicação entre objetos.
Segundo o site Sinônimos é “funcionamento, operação, atuação, laboração, execução”. No contexto da UML, o Diagrama de Atividades é um diagrama comportamental (que especifica o comportamento do software), e através dele podemos modelar partes do comportamento de um software.
Como criar um diagrama de classes
Como criar um diagrama de sequência
Um diagrama de interação mostra uma interação formada por um conjunto de objetos e seus relacionamentos, incluindo as mensagens que poderão ser trocadas entre eles. Os diagramas de seqüência e os diagramas de colaboração são chamados de diagramas de interação.
Conteúdo de Diagramas de Comunicação
Os diagramas de comunicação são utilizados para mostrar como os objetos interagem para executar o comportamento de um caso de uso específico ou de parte de um caso de uso. ... Diferente de um diagrama de seqüência, um diagrama de comunicação mostra os relacionamentos entre os objetos.
Diagrama de seqüência: foco nas mensagens enviadas no decorrer do tempo. Diagrama de comunicação: foco nas mensagens enviadas entre objetos que estão relacionados.
Diagramas comportamentais são aqueles onde existe alguma alteração de comportamento das classes. ... É um diagrama utilizado para auxiliar a comunicação entre o os analistas de sistema e o cliente, onde será demonstrada as funcionalidades do sistema de uma maneira simples e direta.
Em qualquer caso, o diagrama de objetos contém principalmente objetos e vínculos e seu foco está voltado para instâncias concretas e tem como objetivo principal a modelagem de estruturas dos objetos. Um diagrama de objetos mostra objetos individuais e seus relacionamentos.
Basicamente, um diagrama é uma representação visual estruturada e simplificada de uma determinada ideia, um esquema.
Um diagrama de atividade é essencialmente um gráfico de fluxo, mostrando o fluxo de controle de uma atividade para outra e serão empregados para fazer a modelagem de aspectos dinâmicos do sistema.
O diagrama de componentes pode ser utilizado para: Definir a configuração dos arquivos relativos ao código fonte de programas, principalmente quando se utiliza ambientes de desenvolvimento integrados (IDE). Modelar as versões de programas executáveis, definindo suas partes (componentes).
O fluxo de atividades é desenhado pela sequência das atividades de um processo de negócio. ... Ele não representa a sequência de ações realizadas pelo processo, mas simplesmente quem envia e quem recebe uma informação relevante naquele ponto do processo. O Fluxo de mensagens é representado através do conector message flow.