Normalmente, após a queda o dente de leite, o dente permanente demora cerca de 1 mês para nascer. No entanto, se o dente de leite cair e o dente permanente não surgir mesmo após 1 ano pode ser necessário colocar uma contenção para manter o espaço necessário para o crescimento dos dentes permanentes.
Dente permanente é a denominação dada ao dente que sucede a dentição decídua (ou dentes de leite). Um ser humano adulto possui normalmente 32 dentes: 16 na mandíbula (inferior) e 16 na maxila (superior).
Qual idade começa a troca de dentes? O primeiro dentinho a cair vai ser por volta dos 6 anos, mas pode variar de uma criança para outra. Geralmente, os primeiros a cair são os incisivos inferiores. "A fase de troca dos dentinhos de leite é um momento muito especial na vida dos pequenos.
Nesse caso, se o dente sair por inteiro, a especialista explica o que deve ser feito: “O elemento deve ser lavado em água corrente e mantido em soro fisiológico, na própria boca ou em recipiente com leite, e a orientação é procurar uma clínica odontológica o mais rápido possível”.
Toda a estrutura dentária sofre com a perda A primeira consequência de perder um dente é a perda da eficiência mastigatória, sobretudo se for um dente posterior. A quantidade de unidades dentárias diminui, assim como a simetria dos movimentos. Isso dificulta o processo de trituração dos alimentos e machuca a mucosa.
Quando um deles é perdido, o conjunto fica desfalcado, o que exige que a adaptação da mastigação. A sobrecarga sobre os dentes remanescentes podem ao longo do tempo provocar traumas no tecido de sustentação (ligamento periodontal e osso) e o dente ficar com mobilidade que pode gerar a sua perda.
Implante dentário: é a alternativa que mais se aproxima a um dente natural. Primeiro, os implantes de titânio são inseridos na região da perda dos dentes. Depois disso começa a ósseo integração, ou melhor dizendo, a fixação e cicatrização do implante com o osso.