Se todos os processos forem cpu-bound, o processador será o gargalo do sistema. Se todos forem i/o-bound, o processador ficará parado enquanto todos os processos tentam acessar os periféricos.
Em engenharia de computação CPU Bound é quando o tempo de processamento depende mais do processador do que das entradas e saídas, fazendo assim com que atrapalhe o tempo total de processamento, a citar alguns jogos eletrônicos que utilizam recursos gráficos em 3D de alta complexidade.
O bloco de controle de processo ou bloco de controlo do processo (em inglês: Process control block ou PCB) é uma estrutura de dados no núcleo do sistema operacional que serve para armazenar a informação necessária para tratar um determinado processo. ...
Um Escalonador de Processos é um subsistema do Sistema Operacional responsável por decidir o momento em que cada processo obterá a CPU. ... Nesse momento de decidir qual escalonador será utilizado no sistema operacional, cabe avaliar o cenário que o sistema será utilizado.
Critério de maximização. Tempo de circulação (turnaround): tempo que decorre entre o instante em que um processo é submetido e o instante em que é concluído. ... Tempo de resposta: minimizar o tempo que decorre entre a submissão dum pedido e o início da resposta. Este critério é adequado para sistemas interactivos.
Escalonamento com Prioridade: a prioridade serve para oferecer um tratamento distinto à processos diversos. ... Cada vez que o processo é executado, o escalonador decrementa sua prioridade e quando sua prioridade fica abaixo de um outro processo pronto, ele é interrompido e o outro processo é executado.
No escalonamento preemptivo, o sistema operacional pode interromper um processo em execução e passá-lo para o estado de pronto, com o objetivo de alocar outro processo na UCP. No escalonamento não-preemptivo, quando um processo está em execução, nenhum evento externo pode ocasionar a perda do uso do processador.
Qual o tipo de página que a política NRU procura remover inicialmente? As páginas referenciadas e modificadas (bits M e R iguais a 1).
O dispatcher é responsável pela troca de contexto dos processos após o escalonador determinar qual processo deve fazer uso do processador.
Qual a diferença entre preempção por tempo e preempção por prioridades? A preempção por tempo visa iterromper os processos baseados no menor tempo de processo, enquanto quando basedo na prioridade visa processar a fila através do nível de prioridade.
Evento síncrono – Resultado direto da execução do programa corrente e são previsíveis. Evento assíncrono – Ocorre independentemente da execução do programa corrente e são imprevisíveis.
Em programação, reentrância refere-se a qualidade de uma sub-rotina ser executada concorrentemente de forma segura, isto é, a subrotina pode ser invocada enquanto está em execução. ... Vários níveis de prioridade de tarefas ou multiprocessamento geralmente complicam o controle de código reentrante.
Toda vez que uma aplicação chama uma rotina do S.O., o mecanismo de System Call é ativado. O S.O. verifica se a aplicação possui privilégios. ... Este mecanismo de proteção por software é previamente definido pelo administrador do sistema.
Em computação, uma chamada de sistema (system call) é o mecanismo programático pelo qual um programa de computador solicita um serviço do núcleo do sistema operacional sobre o qual ele está sendo executado.
As chamadas de sistemas são funções (interfaces) usadas pelos aplicativos para solicitar a execução de algum serviço ao kernel do sistema operacional. ... Com as chamadas de sistemas é possível, por exemplo, definir acesso a recursos de baixo nível como alocação de memória, periféricos e arquivos.
O modo kernel é conhecido como privilegiado por ter acesso completo ao computador, a todas as partes do hardware. Já o modo usuário, que limita as ações para garantir a segurança e não comprometer nenhuma parte do próprio sistema. neste modo, é mais difícil de um aplicativo violar a privacidade de outro.
O kernel é responsável por ser o elo do hardware (parte física) com o software (parte lógica) do computador. Em outras palavras, o principal objetivo é gerenciar o computador e permitir que os aplicativos sejam executados e façam uso dos recursos que a máquina tem.