A metamorfopsia é um tipo de turvação mais específico que geralmente indica patologia retiniana, pois a ruptura da matriz fotorreceptora compromete a qualidade da imagem. O edema de mácula é uma causa frequente de metamorfopsia em pacientes diabéticos.
A presença de alterações, como visão borrada, com linhas tortas ou mancha central no campo de visão, deve ser relatada em consulta ao oftalmologista. A questão do uso de medicamentos também é da maior relevância por causa dos efeitos colaterais.
Para usar a tela de Amsler, siga as seguintes etapas:
A grade foi desenvolvida por Marc Amsler, um oftalmologista suíço. É uma ferramenta de diagnóstico que auxilia na detecção de distúrbios visuais causados por alterações na retina, especialmente a mácula (por exemplo, degeneração macular, membrana epiretinal), bem como do nervo óptico e do trato visual até o cérebro.
A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma doença que ocorre em uma parte da retina chamada mácula e que leva a perda progressiva da visão central. A DMRI é a causa mais comum de perda da visão em pessoas acima de 50 anos.
Cirurgia a laser Os oftalmologistas tratam certos casos de degeneração macular exsudativa com laser, embora isso seja menos comum do que os outros tratamentos. Trata-se de fazer laser argon nos vasos sanguíneos anormais para destruí-los.
Avastin® é o nome comercial para bevacizumabe, um anticorpo monoclonal humanizado que age reduzindo a vascularização de tumores. Sem o suprimento de nutrientes que chega por meio dos vasos sanguíneos, o crescimento dos tumores e de suas metástases é inibido. O medicamento começa a agir logo após sua administração.
Atualmente, o tratamento padrão para o edema macular diabético consiste na administração da medicação anti-VEGF por uma injeção intraocular. As injeções anti-VEGF têm capacidade de barrar a progressão do EMD e, em alguns casos, até recuperar parte da visão perdida.
Dentre as causa mais comuns temos a diabetes, a oclusão venosa da retina e edemas inflamatórios por uveites ou pôs cirúrgicos, além daqueles causados por tração da área macular.
O tratamento dessa condição vai variar de acordo com a causa que a originou e pode variar desde uso de medicações por via tópica (colírios), via oral ou até mesmo a realização de uma cirurgia. Os principais tratamento para edema macular são: fotocoagulação a laser e/ou injeções intra-vítreas de antiangiogênicos.
O edema macular diabético (EMD), também conhecido como maculopatia diabética, é caracterizado pelo acúmulo de líquido na mácula, que é a área da retina responsável pela visão central nítida, usada para ler, reconhecer rostos, cores e dirigir.
Edema macular cistóide é um termo usado para descrever a formação de espaços cheios de líquido no interior das camadas da retina na mácula. Normalmente, os neurónios da mácula estão alinhados. Quando a mácula é distorcida pelo edema, ocorrem alterações visuais, tais como metamorfopsias ou diminuição da visão central.
O edema macular cistoide é uma das principais causas de baixa de visão após cirurgia de catarata. O processo inflamatório parece ser o principal fator causal do edema. São considerados fatores de risco complicações cirúrgicas, doenças retinianas prévias, diabetes, uveítes e uso de colírios de prostaglandinas.
A retinopatia serosa central (ou CSR) é uma doença idiopática caracterizada por um vazamento focal vascular através do epitélio de pigmento da retina e pode ser acionada ou agravada pelo uso de corticosteroides ou pelo estresse. Isso resulta no descolamento seroso da retina neurossensorial.