Não são só as carnes: veja verduras ricas em ferro
Em geral, os vegetais verde-escuros são ricos em ferro, como é o caso do agrião, que tem 3,1mg do mineral em 100g. Nessa quantidade, o agrião bate em ferro até mesmo o espinafre (0,4mg), a couve (0,5mg) e o alface (0,4mg). A vantagem é que ele pode ser consumido cru.
Frutas ricas em ferro
7 melhores alimentos para curar a anemia
Modo de preparo Cortar a beterraba em pedaços menores, passar pela centrífuga e adicionar o suco de laranja. Para evitar o desperdício alimentar, pode-se adicionar a polpa da beterraba ao feijão, já que a polpa também é rica em ferro.
O ideal é beber pelo menos um copo do suco de couve diariamente, logo após a preparação. Além de tomar este suco e seguir as recomendações do médico, também é importante aumentar a ingestão de alimentos ricos em ferro para favorecer a produção de células vermelhas e curar a anemia.
Ingredientes:
A nutricionista conta que o legume é rico em manganês e vitaminas do Complexo B. O destaque da beterraba, segundo Karin, está no ferro. “A beterraba é uma boa indicação para quem sofre com anemia. (...) Ela também possui uma boa quantidade de Vitamina C, que faz com que esse ferro entre melhor dentro do organismo”.
Rica em fibras, vitaminas e antioxidantes especiais, ela comprovadamente melhora o funcionamento cerebral, deixando o cérebro mais jovem, ajuda a emagrecer e a combater doenças como câncer, hepatites e disfunções gástricas.
O feijão é fonte de ferro não heme, ou seja, não é tão facilmente absorvido pelo organismo. Para melhorar a sua absorção, deve ser consumido junto com alimentos fonte de vitamina C. Já a beterraba apresenta o mesmo ferro encontrado no feijão (não heme), com a dificultosa absorção.
Mas não é todo mundo que pode ingerir a beterraba sem moderação. Isso porque o vegetal contém uma substância chamada oxalato que, se consumida em excesso, pode piorar o quadro de pedras no rim, para quem já tem o problema. Também podem haver contraindicações específicas pelos nutrientes que a beterraba contém.
Você pode guardar o suco de beterraba na geladeira por um ou dois dias, mas ele é mais saboroso quando tomado imediatamente.
2- Coloque tudo no liquidificador com 400 ml de água gelada e bata até ficar homogêneo; 3- Em seguida, coloque uma peneira sobre uma tigela grande e despeje o suco. Use uma colher para pressionar a polpa para baixo para sair o máximo de suco. Beba imediatamente ou guarde na geladeira por no máximo dois dias.
TEMPO MÉDIO DE DURAÇÃO: 2 SEMANAS Apesar de raramente ser consumido em pedaços, o limão rende sucos deliciosos e, assim como a laranja, é uma grande fonte de vitamina C.