Segundo a ABNT (NBR 5462/1994), manutenção é “o conjunto de ações técnicas e administrativas que tange como um todo o ramo e área industrial. É um sistema único que destina manter ou recolocar um equipamento, instalação ou maquinário de um determinado setor.
A manutenção de equipamentos, especialmente a preventiva, é feita para garantir que os utensílios usados estejam aptos para realizar as tarefas necessárias com eficácia e, principalmente, segurança. A manutenção não deve ser encarada como um gasto e sim como um investimento.
O objetivo da manutenção é eliminar defeitos, manter o padrão e a disponibilidade dos equipamentos, máquinas ou produtos.
Os principais Indicadores de Manutenção são:
A manutenção é classificada em três principais ramos (ou tipos) representados pelas manutenções: Corretiva, Preventiva e Preditiva.
O Planejador de Manutenção deve ter perfil técnico. O planejador deve conhecer o processo de produção, os equipamentos que nele contém, as atividades de manutenção e todos os serviços que são realizados em chão de fábrica. É impossível gerenciar planos de manutenção sem conhecimento técnico.
Planeja e programa manutenções preventivas e corretivas de equipamentos, máquinas e instalações, definindo atividades, períodos e frequências mais adequadas aos processos operacionais e acompanha indicadores de níveis de serviços.