A escala do Índice de Reprodução de Cor (IRC) varia de 0 a 100, sendo que 100 equivale às mesmas cores que vemos com a luz solar. Quanto mais próximo de 100 o IRC de uma lâmpada for, significa que ela reproduz mais fielmente as cores que enxergamos com a luz do dia. O IRC varia de lâmpada para lâmpada.
Lúmens (Lm) é a unidade de medida para o fluxo luminoso que uma lâmpada emite. Isso define a capacidade de iluminação de uma lâmpada no ambiente, ou seja, quanto maior a quantidade de lúmens, mais luz terá no ambiente.
Nas lâmpadas esta temperatura de cor é medida em graus Kelvin (K) e quanto maior for o número, mais fria é a cor da lâmpada. Ex.: uma lâmpada de temperatura de cor de 2700K tem tonalidade quente, uma de 7000K tem tonalidade muito fria. O ideal em uma residência é variar entre 2700K e 5000K.
Tipicamente a temperatura de operação de um filamento de tungstênio fica entre 2 200 °C e 2 700 °C (em algumas lâmpadas especiais pode atingir 3 120°C).
São as lâmpadas, as velas, etc. As fontes de luz frias possuem temperatura de cor de até 5600 K. São os monitores, o Sol, etc. O ideal em uma residência é variar a temperatura da luz entre 2700K e 5000K.
Para medir essa temperatura, é utilizada a escala Kelvin, em que são apresentados diferentes comprimentos de onda de luz. O extremo inferior dessa escala corresponde à luz quente, intensa, de cor vermelho-alaranjado. Já o extremo oposto, corresponde à luz fria, de tons neutros e azulados.
O que é temperatura de cor? Um critério que classifica em quente, neutra ou fria a tonalidade de cor da luz emitida por uma fonte luminosa. As avermelhadas são mais frias que as azuladas. Esta classificação refere-se à sensação visual da luz.
Não exagere na luz Em primeiro lugar é preciso saber tipo de lâmpada ideal. O seu quintal não deve ser uma via pública, então não há motivos para deixá-lo claro como o sol durante a noite. Além disso, é importante optar por uma iluminação que preserve as plantas, ou seja, sem transmitir alta intensidade de calor.
7 dicas de iluminação para áreas externas
Faça um buraco na parede onde deverá ficar a caixa de saída e o acessório a ser montado. Se a arandela for instalada na parte alta do muro, a caixa deve ser fixada cerca de 1,7 metro acima do nível do chão. Isso evita que uma pessoa de estatura média consiga visualizar por dentro do equipamento.
O refletor LED de 200 W pode chegar a 18 mil lumens, dependendo do modelo. Ele também ilumina até 16 metros, sendo indicado para áreas maiores. Atualmente, algumas empresas (como a Iluminim) já utilizam a tecnologia do microLED, em que LEDs muito menores do que os convencionais são agrupados em conjuntos de três.
O Refletor MicroLED 50W é a melhor opção para quem busca uma iluminação forte e direta, onde é possível jogar com luz e sombra com a segurança de um ótimo desempenho e baixo consumo de energia. Este modelo de Refletor LED 50W é feito com a tecnologia LED SMD, a mais avançada do mercado, atualmente.
Tabela de Comparação dos Melhores Refletores LED