HDs, SSDs, pendrives e disquetes. Desde o início da era digital as pessoas sempre se preocuparam em arrumar formas de guardar dados e informações importantes.
Primeiro dispositivo de armazenamento foi o Cartão perfurado, ou punched card, punch card, IBM card, ou mesmo Hollerith card, foi aproveitado inicialmente por Herman Hollerith. Era muito pesado levar uma caixa destes para casa, mais ou menos 5 quilos.
Antigamente as empresas armazenavam dados em fichas de papel que eram organizadas em arquivos físicos através de pastas. Extrair informações e manter esses arquivos organizado era uma tarefa muito custosa. ... Vários modelos de bancos de dados surgiram nesta época, dentre eles os modelos hierárquico e rede.
Em meados de 1971 surgiram os primeiros dispositivos, denominados Disquetes ou floppy-disks, traduzido para o português como Disco Flexível, com o formato de 3½-polegadas, 8 polegadas e na sequência de 5"1/4.
No Armazenamento Permanente, como o prórprio nome já diz, os dados são armazenados de forma permanente, ou seja, mesmo desligando o computador estes dados não são perdidos ou apagados, ao menos se você (usuário) apagar. Um exemplo de memória de armazenamento permanente é o Disco Rígido, em inglês Hard Disk - HD - .
Os dispositivos ou mídias de armazenamento são capazes de armazenar informações para posterior uso e processamento eletrônico. Dentre as mídias, dispositivos e tecnologias utilizadas para o armazenamento de informações NÃO se inclui: a) pendrive.
O processador a usa para armazenar temporariamente os dados dos programas que estão rodando no computador, ou seja, quando você desligar o computador estas informações também são apagadas. Esta memória armazena os dados permanentes da máquina.
Melhores dispositivos de armazenamento
Um dispositivo que somente guarda informação é chamado mídia de armazenamento. Dispositivos que processam informações (equipamento de armazenamento de dados) podem tanto acessar uma mídia de gravação portátil ou podem ter um componente permanente que armazena e recupera dados.
O Disco Rígido (Hard Disk), ou memória secundária, é uma memória de massa não-volátil destinada ao armazenamento de grandes volumes de dados. Este tipo de memória possui um tempo de acesso bem maior, ou seja, ela é bem mais lenta que outros tipos de memória (Memória Principal, Cache, Registradores).
São componentes de um computador que podem ser classificados simultaneamente como memória secundária e dispositivo periférico de entrada e saída: a) Mouses.
É um exemplo de memória ótica e de memória magnética, respectivamente: ... fita magnética e disco de CD-ROM.
O armazenamento óptico é um método de armazenamento que usa um laser para guardar e obter dados num suporte óptico. ... Dispositivos ópticos virtuais.