Em novembro de 2018, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) fixou novas regras para a produção de leite no país, especificando os padrões de identidade e qualidade do leite cru refrigerado, do pasteurizado e do tipo A. ... Na IN 78, são definidos os critérios a serem seguidos nas provas de produção.
1 Líquido branco, opaco, de alto valor nutritivo, segregado pelas glândulas mamárias da mulher e das fêmeas dos mamíferos para alimentar sua prole. 2 Leite de vaca, que a humanidade vem consumindo há milhares de anos.
A maior parte deste leite é produzido em fazendas leiteiras e acondicionado em latões, que são recolhidos por caminhões e transportados até os postos de refrigeração para, finalmente, ser levado até a usina de beneficiamento. ...
-Mantenha o leite sempre refrigerado para evitar a decomposição. -Não congele, de modo que não altere sua textura e sabor. O leite de longa duração ou de UHT pode ser armazenado à temperatura ambiente se não tiver sido aberto.
A acidez média para o leite cru armazenado por 7 dias foi de 19,3ºD, indicando que esse leite apresentaria problemas de acidez e estabilidade.
Os dois métodos de pasteurização tem um único objetivo: eliminar todos os microrganismos patogênicos do leite. Após a pasteurização, o leite é resfriado imediatamente, sendo levado a uma temperatura de 2oC a 4oC em menos de 10 segundos.
3.
A pasteurização foi o primeiro grande passo que o homem deu, no século 19, para acabar com as infecções. A técnica, utilizada pelo cientista francês Louis Pasteur em 1862, quando ele pesquisava o motivo pelo qual o vinho e a cerveja azedavam, é empregada até hoje na conservação e assepsia de alimentos.
Utiliza-se a pasteurização quando os tratamentos térmicos mais elevados trazem perdas de qualidade significativas, quando os agentes microbianos responsáveis pelas alterações no alimento não são muito termorresistentes ou quando deseja-se destruir agentes competitivos (ex: antes de uma fermentação).
Louis Pasteur
Relembre que existem três tipos de pasteurização: a lenta, realizada a temperatura de 65 ºC durante 30 minutos, utilizada para o leite de cabra; a rápida, realizada a temperatura de 75 °C durante 15 a 20 segundos, utilizada para os leites dos tipos A, B e C, vendidos em sacos plásticos; e a muito rápida (UHT) já ...
Uma das estratégias para conservação de alimentos é o salgamento, adição de cloreto de sódio (NaCl), historicamente utilizado por tropeiros, vaqueiros e sertanejos para conservar carnes de boi, porco e peixe. ... O sal adicionado diminui a concentração de solutos em seu interior.
Os principais processos de congelamento de alimentos utilizados industrialmente, principalmente para carnes, são: congelamento com ar imóvel, congelamento em placas, com circulação forçada de ar, congelamento por imersão ou aspersão de líquidos e congelamento criogênico [20].