Conjugação do verbo "entrar"
O verbo é a palavra que indica ação, movimento, estado ou fenômeno meteorológico. Pode sofrer variações de acordo com suas flexões. O verbo possui as flexões de: modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (presente, pretérito e futuro), número e pessoa (singular e plural) e voz (ativa, passiva e reflexiva).
a) Sujeito agente: é aquele que executa a ação expressa pelo verbo. Exemplos: ... b) Sujeito paciente: é aquele que sofre a ação.
As vozes do verbo são caracterizadas pela relação entre o sujeito e a ação expressa pelo verbo. É aquela que ocorre quando o sujeito é quem pratica a ação. Nesse caso, no exemplo que acabamos de conhecer, constatamos que se trata da voz ativa, pois foi Paulo, o sujeito, quem praticou a ação (a de ler o livro).
O sujeito, numa oração, é o ser que pratica a ação ou corresponde a determinado estado. É um dos dois termos essenciais da oração.
O pedido é o objeto da ação, consiste na pretensão do autor, que é levada ao Estado-Juiz e esse presta uma tutela jurisdicional sobre essa pretensão.
Vozes do Verbo
Tipos de voz passiva. A voz passiva é subdividida em dois tipos: voz passiva analítica e voz passiva sintética. Ambas possuem um sujeito paciente, ou seja, um sujeito que sofre ou recebe uma ação. O que difere os dois tipos de voz passiva é estrutura de frase que cada um segue.
Uma frase está na voz passiva quando o sujeito gramatical sofre a acão verbal, ou seja, quando é o paciente de uma ação que é praticada pelo agente da passiva....Exemplos de frases na voz passiva sintética