A teoria da mais valia. Marx percebe que há uma disparidade entre o valor produzido pelo trabalhador e a remuneração que ele recebe. ... Os outros 12 dias de trabalho, cujo valor é apropriado pelo capitalista, é denominado trabalho excedente. A mais valia, por sua vez, é o valor gerado pelo trabalho excedente.
Adorno e Horkheimer adotaram a noção de fetichismo da mercadoria para a análise da arte e da cultura. ... Bens materiais e físicos não são idênticos aos simbólicos. Apesar de dominante, a indústria cultural não pode ser tomada como protótipo de toda análise da cultura.
Quanto ao conceito de indústria cultural, é correto afirmar que: I – A indústria cultural produz bens culturais como mercadorias. II – O objetivo da indústria cultural é estimular a capacidade crítica dos indivíduos. III – A indústria cultural cria a ilusão de felicidade no presente e elimina a dimensão crítica.
Resposta. Resposta: Desenhar, pintar, os produtos que consumo são musica, cinema, series, desenhos e peças.
Resposta. A indústria cultural que, inclui músicas, novelas, filmes, teatros etc, possuí um grande influência no pensar dos outros, tanto positivamente, quanto negativamente. ... Mas na verdade, aquilo é apenas a alienação da indústria cultural/mídia.
-Na ânsia de vender, essa indústria pode ser apelativa. -Muitas vezes pode favorecer um grupo específico. -A cultura popular e erudita entra em decadência para se tornar mais atrativa. -As pessoas são controladas inconscientemente.
Como aspectos positivos do processo de industrialização, pode-se citar a diversidade de produtos que surgiram, para que na maioria dos casos, a vida comum pudesse ser melhorada. Além disso, o surgimento de fármacos eficientes e a geração de milhares de empregos.