São pouco conhecidos; sua função é incerta (alguns os consideram como termorreceptores sensíveis ao frio). São encapsulados,e localizam-se nas bordas da epiderme com as mucosas. Suas fibras são mielínicas.
Os discos de Merkel são terminações nervosas constituídas por ramificações axonais que terminam em expansões achatadas, estando implicadas na sensação de tacto e pressão. Cada uma das terminações nervosas está associada a células epiteliais especializadas.
As células de Langerhans (CL) são um tipo de células dendríticas, realizando a função de células apresentadoras de antígenos encontradas em tecidos linfóides e não linfóides. Nesses últimos, são especializados na defesa e processamento de antígenos estranhos1.
Geralmente dividimos a pele em duas camadas principais: a epiderme e a derme. A epiderme, que é a camada mais superficial, é formada por tecido epitelial, além de ser avascularizada. Ela é formada por várias camadas, que são: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo.
A pele é formada por duas camadas principais, uma mais externa, chamada de epiderme, e uma mais interna, chamada derme. A epiderme é formada por tecido epitelial e, portanto, não apresenta vasos sanguíneos e nervos.