O primeiro dígito ou letra ou primeira combinação de letras identifica o tipo de rolamento e uma variante básica. Os dois dígitos seguintes identificam a série de dimensão ISO. O primeiro dígito indica a largura ou altura (dimensões B, T ou H). O segundo dígito identifica o diâmetro (dimensão D).
Folga C3 indica uma folga interna maior que a normal. A folga interna de um rolamento é a folga que ele possui antes de ser montado no eixo e/ou alojamento. A folga interna radial é a distância entre as esferas e o anel externo. Já a folga axial seria a diferença entre o alinhamento dos anéis.
Quando o eixo é de diâmetro grande, poderão ser utilizados alguns tipos de rolamentos de rolos como: os de rolos cônicos, de rolos cilindros e autocompensadores de rolos, como também os rígidos de esfera. Quando o espaço radial é limitado, deve ser selecionado um rolamento com pequena altura de seção transversal.
Outros tipos de rolamentos industriais
A grosso modo, a força radial é a que se estende ou se move de um ponto central para fora e a força axial é a que se estende ou dissipa através de um eixo central. Dependendo de onde os rolamentos são usados, talvez tenham cargas radiais, axiais ou uma combinação de ambas.
Principais modelos e tipos de rolamentos
Os rolamentos de esferas de contato angular têm pistas do anel interno e externo que são deslocadas uma em relação à outra na direção do eixo do rolamento. Isso significa que esses rolamentos são projetados para acomodar cargas combinadas, ou seja, cargas axiais e radiais atuando simultaneamente.
Um rolamento axial é um tipo de rolamento projetado para suportar as chamadas cargas axiais, fornecendo resistência às cargas de alto impacto em diversas situações. A força axial é aquela que se dissipa ao longo de um eixo central.
Os rolamentos autocompensadores de rolos possuem duas carreiras de rolos com uma pista esférica comum no anel externo e duas pistas no anel interno inclinadas em um ângulo em relação ao eixo do rolamento. O ponto central da esfera na pista do anel externo fica no eixo do rolamento.
O que é um rolamento autocompensador? É um rolamento que funciona mesmo que haja algum desalinhamento, seja no eixo, seja decorrente de montagem imprecisa. Estes rolamentos possuem um formato especial que permite a compensação de um eventual pequeno desalinhamento angular.
Uma das principais vantagens dos rolamentos autocompensadores de esferas, além de permitir o trabalho em altas velocidades, está no baixo atrito, com torque pequeno. Por esse motivo, esses componentes apresentam baixo nível de ruído e vibração.
Rolamento fixo de uma carreira de esferas É o mais comum dos rolamentos. Suporta cargas radiais e pequenas cargas axiais e é apropriado para rotações mais elevadas. Sua capacidade de ajustagem angular é limitada. É necessário um perfeito alinhamento entre o eixo e os furos da caixa.
Além de cargas radiais, os rolamentos de rolos cônicos também suportam cargas axiais em um sentido. Os anéis são separáveis. O anel interno e o externo podem ser montados separadamente.
Pré-carga do rolamento é o processo de adicionar um carga axial sustentada, independente de cargas externas, a um rolamento.
Ao pré-carregar os rolamentos, é possível reduzir o ruído em, por exemplo, motores elétricos pequenos ou em aplicações semelhantes. Neste exemplo, o arranjo de rolamentos inclui um rolamento rígido de uma carreira de esferas pré-carregado em cada extremidade do eixo (fig. 3).
Folga radial (quando movimentamos o virabrequim para cima e para baixo em busca de folga de bronzinas ou mancais). Já a folga Radial, é o complemento existente gerado para acoplar uma devida peça em um mancal, onde haverá um espaço vazio ocupado por outro corpo. ...
A folga axial é quando movimentamos o virabrequim para dentro e para fora, enquanto a folga radial é quando movimentamos o virabrequim para cima e para baixo, buscando folga de bronzinas ou mancais.
O processo geral ocorra da seguinte forma: