Aumentando-se ainda mais a intensidade de exposição à luz, chega-se a um ponto a partir do qual a atividade fotossintética passa a ser inibida. Trata-se do ponto de inibição da fotossíntese pelo excesso de luz.
Os principais fatores que influenciam no processo são: luz, concentração de gás carbônico e temperatura. ... Se tivermos, então, condições ideais de temperatura e gás carbônico, à medida que aumentamos a quantidade de luz, os níveis de fotossíntese também tenderão a aumentar até um determinado limite.
Os fatores que interferem na taxa fotossintética é a intensidade de energia luminosa, concentração de gás carbônico e a temperatura.
Há quatro fatores principais que influenciam a fotossíntese: 1) a temperatura; 2) a quantidade de gás carbônico disponível; 3) a quantidade de luz; 4) o comprimento de onda.
Para os vegetais são fatores limitantes o gás carbônico, a água, a intensidade luminosa, as enzimas que atuam nas reações, o número de cloroplastos e o pigmento clorofila. Os fatores limitantes da fotossíntese serão estudados em dois grupos: fatores internos e fatores externos.
O fato de as plantas C4 lidarem melhor com temperaturas mais altas também permitem que seus sistemas de captação de luz possam suportar intensidades luminosas muito maiores. Com isto, enquanto as plantas C3 funcionam bem entre 400 a 500 µmoles de fótons.