O útero é um órgão muscular, de parede espessa e oco, que está localizado na parte anterior da cavidade pélvica, disposto, mais precisamente, na região acima da bexiga e em frente ao reto.
Se os sintomas forem graves, o tratamento pode envolver um procedimento chamado embolização da artéria uterina para cortar o suprimento de sangue para os miomas, para que eles encolhem e eventualmente morram, ou cirurgia para remover os miomas ( miomectomia ) ou todo o útero (histerectomia).
A principal função do útero é receber embriões que se implantam no endométrio, além de desenvolver vasos sanguíneos exclusivamente para esta função. O embrião, se desenvolve em feto e evolui até o nascimento do bebê.
Esse órgão apresenta como sua principal função servir de local para o desenvolvimento do bebê e está localizado na parte anterior da cavidade pélvica, mais precisamente em frente ao reto e acima da bexiga. Esse órgão é móvel, porém é fixado por vários ligamentos (largo, redondo, cardinal e uterossacro).
Dor durante a relação sexual, infertilidade, cólicas, hemorragias, falta de menstruação e mau cheiro na vagina são sinais de alerta que o seu útero emite para dizer que algo não está indo bem.
7 Sinais de alterações no útero
O sintoma normalmente associado ao útero baixo é a dor na região lombar, mas também podem haver outros sintomas como:
O colo do útero se localiza ao final da vagina, que é uma estrutura tubular que liga a vulva ao útero. Assim, se você quer sentir o seu colo do útero, deverá inserir o dedo indicador na vagina.
Geralmente, antes da gravidez, o colo do útero está fechado e firme. À medida que a gravidez prossegue, o colo do útero vai se preparando para o parto, tornando-se mais macio e mais aberto. No entanto, em situações de insuficiência do colo uterino, ele pode abrir cedo demais, podendo levar a um parto precoce.
É possível tirar a medida pelo ultrassom abdominal, por exemplo junto com o morfológico, realizado rotineiramente perto da metade da gestação. Mas a medida mais exata é obtida por meio da ultrassonografia intravaginal.
É importante medir o colo uterino entre 18 e 24 semanas, através da ultrassonografia transvaginal, porque essa informação pode reduzir os riscos de ocorrer um parto prematuro.
É como se fosse um colchão que suporta o bebê dentro do útero durante as quarenta semanas de gestação. Nas últimas semanas de gravidez é normal que o colo do útero afine e comece a dilatar. Isso é inclusive um dos sinais de que o bebê está mais perto de nascer.
Como medir a altura do seu colo do útero?
É medida desde a sínfise púbica (osso da púbis) até o o topo do útero. Após 20 semanas de gravidez, a medida da altura uterina frequentemente coincide com o número de semanas de gestação. Por exemplo, se você está grávida de 27 semanas, seu médico espera que sua altura do fundo seja de aproximadamente 27 centímetros.
O pessário é projetado para fortalecer o colo do útero - a extremidade inferior do útero que leva à vagina - de forma que possa suportar o peso extra das últimas semanas da gravidez.
No período fértil, o colo do útero fica aberto cerca de 3 a 7 dias. Tudo isso devido ao aumento de LH presente no organismo nessa época do ciclo. Então, podemos dizer que SIM, o colo do útero aberto é sinal de ovulação, do período fértil, mas também pode ser sinal de que a menstruação está a caminho.
Considerando a fisiologia feminina, ela ocorre cerca de 14 dias depois da ovulação do ciclo anterior – ou, em outras palavras, a menstruação acontece alguns dias depois do período fértil.
Estresse, viagens, dietas, doenças e medicamentos (incluindo anticoncepcionais) também podem afetar a duração do seu ciclo, sintomas e a duração e intensidade da sua menstruação. Até 7–9 dias de variação entre ciclos é considerada normal em adultos.
9 alimentos que você deve comer na semana da menstruação
São causas comuns de irregularidades no ciclo menstrual doenças como Síndrome do Ovário Policístico, disfunções na tireoide, obesidade, desnutrição (anorexia/bulimia), síndrome adrenal, endometriose, doenças do útero como pólipos e miomas ou até mesmo câncer do endométrio e menopausa precoce.