Para Dalgalarrondo (2000)15 o humor, ou estado de ânimo, é definido como o tônus afetivo do indivíduo, o estado emocional basal e difuso no qual ele se en- contra em determinado momento.
15. INTRODUÇÃO• Regras “de ouro” da entrevista: 1a) Organizados, inteligência normal, boa e razoável es- colaridade e fora da psicose: entrevista de forma aberta.
adjetivo Psicológico; relacionado com o que ocorre no âmbito mental e comportamental de uma pessoa: fenômenos psíquicos. Relacionado com a alma, com o espírito, com a mente ou com a psique. Etimologia (origem da palavra psíquico).
Os fatores psicológicos são fortes motivadores do comportamento que manifestamos, inclusive os alimentares. O comer compulsivo, o incorporar o alimento é uma forma de buscar coisas que nos faltam, como amor e aprovação.
Significado de Psiqui elemento de composição Elemento de composição de palavras que traz consigo a ideia de alma, espírito, intelecto, mente: psiquiatra (médico especialista em problemas mentais). ... Do grego psykhé. és, alma.
Significado de Psico elemento de composição Elemento de composição de palavras que traz consigo a ideia de mente ou espírito. Etimologia (origem da palavra psico). Do grego psykhé, "alma".
Exprime a noção de espírito ou actividade mental (ex.: psicopatologia).
Significado de Pisco substantivo masculino Ave passeriforme da família dos turdídeos, comum nas matas européias.
A piscicultura é um dos ramos da aquicultura, que desenvolve o cultivo de peixes e outros organismos aquáticos. Essa modalidade de criação cresceu muito nos últimos anos e movimenta uma parte importante da economia do mercado no Brasil atualmente.
substantivo feminino Criação de peixes; ação criar peixes normalmente com propósitos comerciais: agricultor investe em tanques de piscicultura e vende peixes para o restante do país. Etimologia (origem da palavra piscicultura). Pisci, do latim pisce, "peixe" + cultura.
A piscicultura intensiva caracteriza-se pelo uso de rações balanceadas na alimentação dos peixes, em virtude das densidades de estocagem bastante altas, o que torna os alimentos naturais por demais insuficientes, embora estejam presentes e possam mesmo ser incrementados através de fertilizantes.
Já a aquicultura é baseada no cultivo de organismos aquáticos geralmente em um espaço confinado e controlado. A grande diferença entre as duas atividades é que a primeira, por ser extrativista, não atende as premissas de um mercado competitivo.
Caracterizado pelo uso de rações balanceadas na alimentação dos peixes, em virtude das densidades de estocagem bastante altas, o que torna os alimentos naturais insuficientes, embora estejam presentes na cultura e possam mesmo ser incrementados através de fertilizantes.
A piscicultura, que é a produção de peixes em ambientes controla- dos, é uma atividade aquícola que vem crescendo rapidamente no Brasil. É desenvolvida em praticamente todas as regiões do país, em diversos sistemas de criação, como viveiros escavados, açudes e tan- ques-rede.
Assim sendo, os maiores benefícios dos policultivos são a conservação dos Page 5 5 mecanismos de regulação que fazem com que o ecossistema aquático não fique desequilibrado, como acontece facilmente nos monocultivos, e a redução da poluição gerada pelo cultivo com a utilização de espécies que aproveitam o resíduo ...
Quais são os principais tipos de produção em piscicultura?
Basicamente podemos qualificar os sistemas de produção de peixes em três grupos: extensivo, semi-intensivo e intensivo.
Quais são os tipos de piscicultura?
A prática intensiva é a que mais evolui nos países em desenvolvimento atualmente, pois permite a livre e constante circulação da água, que mantém o oxigênio necessário à criação, facilita a retirada e o manejo dos peixes, diminui os custos com tratamentos de doenças e, além disso, a produtividade alcançada é bastante ...
O cultivo de peixes em tanques-rede é classificado como sendo do tipo intensivo, considerando o grau de tecnologia empregado, a alta densidade de peixes utilizada e o manejo alimentar, feito obrigatoriamente com ração balanceada e que atenda às necessidades nutricionais das espécies cultivadas.