1. (USF-SP) Pode-se entender o Naturalismo como uma particularização do Realismo que: a) se volta para a Natureza a fim de analisar-lhe os processos cíclicos de renovação.
(USF-SP) Pode-se entender o Naturalismo como uma particularização do Realismo que:Escolha uma:a. estabelece um nexo de causa e efeito entre alguns fatores sociológicos e biológicos e a conduta das personagens.
(PUC-PR-2007) Assinale a alternativa que contém a afirmação correta sobre o Naturalismo no Brasil. a) O Naturalismo, por seus princípios científicos, considerava as narrativas literárias exemplos de demonstração de teses e idéias sobre a sociedade e o homem.
No geral, os principais temas abordados na literatura naturalista são: miséria, violência, crimes, patologias humanas, sexualidade, adultério, dentre outros. ... Da mesma maneira, os escritores naturalistas brasileiros estão preocupados em demostrar os problemas da realidade social, política e econômica.
O realismo lidava com assuntos que descreviam o cotidiano das pessoas comuns, sendo uma espécie de relato dos acontecimentos cotidianos das classes média e baixa da sociedade. Por outro lado, o naturalismo se concentrava em tópicos mais sombrios que envolviam a vida do homem comum.
Naturalismo no Brasil Esse movimento chegou ao Brasil no final do século XIX. Os escritores brasileiros abordaram a realidade social brasileira, destacando a vida nos cortiços, o preconceito, a diferenciação social, entre outros temas.
Aluísio Azevedo
Autores do realismo brasileiro
Estava inaugurado o Realismo-Naturalismo. No Brasil, essa passagem ocorre em 1881, com a publicação de Memória Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis (1839-1908), e de O Mulato, de Aluísio Azevedo (1857-1913). Enquanto o livro de Machado apresenta acentuado viés realista, o de Aluísio é claramente naturalista.
O Realismo foi um movimento artístico do final do século XIX que se contrapôs ao estilo anterior, o Romantismo. No Brasil, tal estilo teve como marco inicial a publicação do romance Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
No período do realismo e naturalismo (entre 1881 e 1893), o principal fato ocorrida foi a mudança no governo brasileiro, com o fim do Império e a proclamação da República em 1889.
No Brasil, o realismo foi um movimento literário em que seu principal expoente foi Machado de Assis. Inclusive, tal estilo teve como marco inicial no país a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubras, um dos mais célebres romances machadianos.
Foram teorias científicas que influenciaram tanto o Realismo quanto o Naturalismo a Teoria da Evolução das Espécies - e suas derivadas sociais -, o socialismo científico de Marx e a o determinismo natural e geográfico.
Artes visuais. O realismo fundou uma escola artística que surgiu no século XIX em reação ao romantismo e se desenvolveu baseada na observação da realidade (como contexto social), na razão e na ciência. ... Como movimento artístico, surgiu na França, e sua influência se estendeu a numerosos países.
Os artistas desse período procuravam estabelecer em suas obras um maior vínculo com a sociedade, buscavam por uma representação mais objetiva e direta, sem muitos rodeios. O objetivo era propor uma maior aproximação do público com a realidade, negando tudo o que fosse extremamente perfeito.