A asma é uma doença inflamatória das vias aéreas e a hiper-reatividade brônquica (HRB) é uma das suas principais características (5). Sua gênese é complexa, tem origem possivelmente genética, sofre influências de diversos fatores inclusive infecciosos e ambientais entre outros (6-8).
O índice de grupo define a capacidade de suporte do terreno de fundação de um pavimento. Os valores extremos do “IG” representam solos ótimos para IG = 0 e solos péssimos para IG = 20.
A classificação de um solo é obtida a partir da avaliação dos dados morfológicos, físicos, químicos e mineralógicos do perfil que o representam.
O ensaio de granulometria permite determinar a textura (ou granulometria) do solo, o que possibilita sua classificação em: pedregulho, areias (grossa, média e fina), silte e argila. Sabemos que solos mais grossos apresentam melhor resposta em termos de pavimentação./span>
O cálculo dessa porcentagem é feito dividindo-se o peso que ficou retido em cada peneira pelo peso total da amostra. O valor resultante é multiplicado por 100 para transformar em porcentagem.
Para determinar o IU, somam-se os valores de %R das peneiras grossas (2,5 + 9,5)/10= 1,2; médias (20 + 38)/10 = 5,8 e finas (18,5 + 11,5 + 0)/10 = 3,0. Esses valores correspondem a 12%, 58% e 30% de partículas grossas, médias e finas, respectivamente.
A determinação da granulometria de um solo pode ser feita apenas por peneiramento ou por peneiramento e sedimentação, se necessário. Proceder a realização do ensaio de granulometria através do peneiramento e sedimentação com a finalidade de obter a curva granulométrica de um solo.
D50 é o tamanho de partícula correspondente quando a porcentagem acumulada chega a 50%. D50 é também chamado de diâmetro mediano de partícula ou tamanho médio de partícula. Por exemplo, para uma amostra de pó com D50 = 5 μm, significa que há 50% de partículas maiores que 5 μm e 50% de partículas menores que 5 μm./span>
Vá no menu Inserir e selecione um Gráfico de Dispersão. Selecione como eixo X a coluna com as aberturas das peneiras e como eixo Y a coluna com as porcentagens acumuladas de material que passou. Posteriormente, clique sobre o eixo X com o botão direito e selecione editar eixo./span>
2 – Na Caixa de Diálogos, “Formatar Eixo” mantenha-se nas “Opções do Eixo” e marque a opção “Escala Logarítmica”. Veja na imagem abaixo que também é possível alterar a base do logaritmo, no entanto, neste caso manteremos a opção 10. Selecionando a opção “Escala Logarítmica” no Excel 2010./span>
2. Criando o gráfico Curva ABC
O módulo de finura é calculado pela soma das percentagens cumulativas mantidas em peneiras padrão (listados abaixo) e dividindo a soma por 100./span>
Finura por meio da peneira 200 (NBR 11579) Este ensaio permite a determinação de impurezas presentes no cimento, podendo ser resíduos da fabricação ou aglomerados de grãos de cimento, devido ao envelhecimento, ou hidratação pelo contato com a umidade do ar.
Composição Granulométrica: proporção relativa das massas dos diferentes tamanhos dos grãos que constituem o agregado, expressa em percentagem.
(i) areia grossa; (ii) areia média; (iii) areia fina; (iv) areia muito fina. Estas definições são conflitantes e a NBR 7225 considera a areia como um material puramente natural, ao passo que a NBR 7211 inclui as areias provenientes da britagem.
A determinação da granulometria do agregado graúdo é realizada da mesma maneira que a realizada para o agregado miúdo, mudando apenas a série de peneiras utilizadas (Tabela 3) e a amostra mínima que deve ser determinada pela Tabela 4.
São muito importantes no concreto porque cerca de 70 % da sua composição é constituída pelos agregados, e são os materiais de menor custo dos concretos. Os agregados são classificados quanto à origem em naturais e artificiais. ... Os agregados podem também ser classificados em leves, normais e pesados./span>