crossorigin="anonymous">
VALORAÇÃO PSA
O exame PSA é simples e indolor e é feito em laboratório por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue. Geralmente, homens saudáveis têm valores de PSA total inferiores a 2,5 ng/ml, antes dos 65 anos, ou inferiores a 4,0 no/ml, acima dos 65 anos.
Primeiramente a relação PSA livre/total. Pode-se se fazer uma conta simples: dividir o valor do PSA livre pelo valor do PSA total. Se essa relação for menor que 10%, 56% dos homens terão Câncer de Próstata detectado. Porém se essa relação for acima de 25%, apenas 8% o terão.
Apesar de ainda não estar no rol de procedimentos oferecidos pelos planos de saúde, o exame já pode ser encontrado em laboratórios particulares do país – custa cerca de R$ 750.
Na rede particular, em laboratórios como o Richet, por exemplo, onde o teste de PSA custa R$ 121,00 e fica pronto no mesmo dia, são feitos 1.
ANTÍGENO PROSTÁTICO ESPECÍFICO TOTAL E LIVRE -PSA Este exame não necessita de jejum. Não ter relações sexuais, ou ejaculação, 48 horas (2 dias) antes da coleta.
P.S.A. (Antígeno Prostático Específico): Evitar andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo, evitar relações sexuais antes, evitar atividade física como corrida ou academia, pois podem alterar seu volume e falsear o resultado já que a próstata aumentada pode ser um indicativo de câncer.
Preparo do paciente: Evitar relação sexual por 24 horas antes da coleta de urina. Informar antibióticos em uso. Frasco para coleta: Fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia (estéril).
Além disso, alguns medicamentos, exames com contraste e alimentos também podem alterar a cor da urina, fazendo que fique cor de rosa, vermelha ou verde, por exemplo.