O ponto de equilíbrio contábil aponta quando receitas e despesas totais se equivalem, não gerando lucro nem prejuízo. ... Para calculá-lo, basta dividir o valor dos custos e despesas fixas de uma empresa pela margem de contribuição do negócio.
Quando a empresa atinge equilíbrio contábil, este é o momento no qual neutralizará o fluxo de caixa. Ou seja, não tem prejuízo, mas também não terá lucro.
O Ponto de Equilíbrio Contábil de uma empresa é o momento em que o negócio não está gerando lucro nem prejuízo. Ele acontece quando os valores de custos e despesas são iguais ao valor da receita total. ... Ele também permite analisar quando o negócio está numa "zona de perigo", ou seja, gastando acima do faturamento.
Ponto de equilíbrio contábil, financeiro e econômico Ele é a representação simples do quociente resultado da divisão dos valores dos custos e despesas fixas pela margem de contribuição unitária.
Resposta. O ponto de equilíbrio equivale ao lucro variável. É a diferença entre o preço de venda unitário do produto e os custos e despesas variáveis por unidade do produto. Isto significa que, em cada unidade vendida, a empresa terá um determinado valor de lucro.
Para encontrar o Ponto de Equilíbrio Financeiro temos a fórmula:
Contabilidade de custos é um campo das Ciências Contábeis que atua junto à gerencia no levantamento de informações que auxiliarão nas tomadas de decisões e planejamentos quanto aos custos de produção e estabelecimento de metas de vendas.
O objetivo da contabilidade de custos, de forma geral, é responder a questões essenciais sobre qualquer tipo de negócio, dando suporte à decisão gerencial com relação à fixação do preço de venda e estimar o custo real de produção.
A contabilidade de custos atende a alguns objetivos específicos, como por exemplo:
Desta forma, custo é o valor gasto com bens e serviços para a produção de outros bens e serviços. Exemplos: matéria prima, energia aplicada na produção de bens, salários e encargos do pessoal da produção.
2 Nomenclatura: Custo - gastos consumidos na fabricação do produto de venda; Despesa – gastos consumidos nas atividades administrativas; Matéria-prima (MP) – elemento material principal do produto; Materiais consumidos: no processo e produto: Diretos (MD) – materiais consumidos no produto; Indiretos (MI) – gastos ...
Custo: é um gasto relacionado a um bem ou serviço utilizado para produzir outros bens ou serviços. ... Despesa: é o bem ou serviço consumido de forma direta ou indireta para se obter receitas. Exemplo: a comissão de vendedores. Desembolso: é o pagamento relacionado à aquisição do bem ou serviço.