O Quinhentismo, no Brasil e em Portugal, designa uma importante fase da história da literatura desses países, apesar de ter se expressado de modo diferente em um e outro. No Brasil, designa o conjunto de textos e autores do período colonial, compreendendo os três primeiros séculos desde a conquista portuguesa.
A visão do homem europeu sobre o Brasil é a marca do Quinhentismo, um movimento literário que teve início em 1500. Isso porque foi no século XVI que os portugueses encontraram o território além-mar. No contexto das grandes navegações, o intuito principal era conquistar territórios e os tornar colônias de Portugal.
Os principais autores do Quinhentismo são:
Sendo assim temos dois tipos de literatura que eram feitas naquela época pelas pessoas que pensavam em habitar o Brasil. ... Depois temos a literatura de catequese, ou jesuítica, que servia para a catequização dos índios, isso porque eles acreditavam que os índios deveriam ser catequizados.
As primeiras manifestações literárias no Brasil surgiu em 1500 , o quinhentismo , eram " obras informativas " serviam apenas para informar ao Rei de Portugal ou aos outros navegantes e exploradores onde possuíam riquezas . ... Depois temos a literatura dos jesuítas que era uma literatura de evangelização .
As primeiras manifestações literárias que se registram na Literatura Brasileira referem-se a: Escolha uma: ... Literatura informativa sobre o Brasil (crônica) e literatura didática, catequética (obra dos jesuítas) c.
Explicação: Quanto ao sentimento nativista das primeiras manifestações literárias feitas no Brasil, podemos afirmar que é um sentimento tênue de apego à terra brasileira que, mais tarde, irá desaguar no nacionalismo do romantismo.
Resposta: Datam do século XVI as primeiras manifestações de teatro no Brasil, ligadas aos jesuítas que, com fins de catequese, escreviam e apresentavam em colégios, praças e igrejas sobretudo autos, consagrados à vida de santos, entre os quais se destacariam os do padre José de Anchieta.
As manifestações literárias do período colonial se prendiam à descrição da terra e e dos índios, ou a textos de caráter religioso escritos pelos jesuítas. Contudo, o Brasil ainda não era uma nação, não possuía uma identidade, era apenas uma colônia de exploração da metrópole, Portugal.
(UFSM) O Quinhentismo, enquanto manifestação literária, pode ser definido como uma época em que: I - não se pode falar, ainda, na existência de uma. literatura brasileira, pois a cultura portuguesa estabelecia. as formas de pensamento e expressão para os escritores.
O trabalho informativo, pedagógico e moral dos jesuítas tem como expoentes as obras dos padres Manuel da Nóbrega, Fernão Cardim e José de Anchieta. Nóbrega, com a carta noticiando sua chegada ao território brasileiro, inaugura, em 1549, a literatura informativa dos jesuítas.
As principais características desse período foram às crônicas de viagem através de textos descritivos e conquista espiritual e religiosa. Espero ter ajudado!
Trovadorismo: é considerado como os primórdios da literatura portuguesa, pois dele surgiram as primeiras manifestações literárias. ... Na literatura, a prosa historiográfica, o teatro e a poesia palaciana foram consolidados, tendo como principais representantes os escritores Gil Vicente e Fernão Lopes.
Romantismo (de 1836 a 1881); Realismo (de 1881 a 1893); Simbolismo (de 1893 a 1922); Modernismo (de 1922 a 1945);
Resposta. É um conjunto de obras portuguesas ocorridas aparte do século XVI, manifestadas por meio dos escritos produzidos pelos viajantes,no intento de relatar as descobertas marítimas e terrestres.
Dentro da prosa medieval as manifestações literárias são subdivididas em Novelas de Cavalaria, Hagiografias, Cronicões e Nobiliários. Já no teatro, a subdivisão é denominada de Mistérios, Milagres e Moralidades.
A literatura portuguesa é dividida em três eras: Medieval, Clássica e Moderna.
A principal manifestação literária em Portugal na segunda época medieval (período entre o século. XV e o início do seculo. XVI) foi o trovadorismo.
A literatura medieval foi aquela produzida durante a Idade Média (século V e XV) até o início do Renascimento. Esteve marcada inicialmente pelo uso do latim e ainda, por temas religiosos, históricos e amorosos. Nesse momento foram produzidos poesias e textos em prosa.
Na Idade Média, assim como na Antiguidade, eram poucas as pessoas que sabiam ler e escrever. A maior parte da leitura era feita em voz alta para um grupo de ouvintes, como nas missas. Por isso, os textos eram todos preparados para serem lidos em público, com imagens fortes e teatralizadas.
O termo “Idade Média” não foi criado pelas pessoas que viveram no medievo, mas sim por pessoas que viveram após ele. Os responsáveis por essa nomenclatura foram os renascentistas, e um dos primeiros a valer-se da ideia por trás dela foi um italiano do século XV chamado Giovanni Andrea|1|.
As universidades, bancos, o relógio mecânico, óculos, as ordens monásticas, a arte gótica, o canto gregoriano, a expansão marítima, a letra cursiva, as festas religiosas, são, entre muitas outras, contribuições que a Idade Média nos deixou.
A Cultura Medieval é caracterizada pela influência da Igreja Católica sobre as culturas greco-romanas e germânicas durante a Idade Média. Nesse contexto, entende-se como cultura todas as atividades relacionadas à educação, à ciência, à filosofia, à arquitetura e à música, entre outros elementos.