Voltaria à caverna para passar todo conhecimento aos seus colegas e para buscá-los pra conhecer mundo de fora. ... Porém, seria ridicularizado ao contar tudo o que viu e sentiu, pois seus colegas só conseguem acreditar na realidade que enxergam na parede iluminada da caverna.
Espanto... cegou seus olhos com o sol, que seria todo o conhecimento que ele pode adquirir se for em busca do saber..
A Alegoria da caverna é uma metáfora da condição humana perante o mundo, no que diz respeito à importância do conhecimento filosófico e à educação como forma de superação da ignorância, isto é, a passagem gradativa do senso comum enquanto visão de mundo e explicação da realidade para o conhecimento filosófico, que é ...
O objetivo de Platão, era o de fazer com que as pessoas despertassem em si, a vontade de ter conhecimento, assim como, ser um propulsor desse conhecimento. O filósofo acreditava que somente através do conhecimento é que seria possível ter acesso à verdade, sendo que essa, estaria ocultada pela ignorância.
Como o Mito da Caverna de Platão e a frase de Rosa Luxemburgo se relacionam? a-Ambos falam de estar acorrentados. b-Ambos apelam para a saída do aprisionamento. c-Não há relação entre ambos.
No mito da caverna o filósofo expõe a condição de ignorância do homem que deve se libertar das ilusões do sentido para encontrar o mundo das Ideias. ... Essa relação é apresentada na alegoria da caverna entre o Bem e o Sol, onde “o sol é a representação do verdadeiro conhecimento que está ligado ao bem” (FEITOSA, 2006, p.
A luz do Sol a qual reflete na parede da caverna projetando as sombras das pessoas e tudo o que passa do lado de fora, significa informações novas, conhecimento a qual está sendo adquirido em meio a falta dela e a Sabedoria que antes nem podia se pensar em meio a caverna escura.