Primeira Forma Normal (FN1) Uma relação está na primeira forma normal (1FN) se os valores de seus atributos são atômicos (simples, indivisíveis) e monovalorados. Em outras palavras, FN1 não permite “relações dentro de relações” ou “relações como atributos de tuplas”.
Uma tabela está na Terceira Forma Normal 3FN se ela estiver na 2FN e se nenhuma coluna não-chave depender de outra coluna não-chave. Na terceira forma normal temos de eliminar aqueles campos que podem ser obtidos pela equação de outros campos da mesma tabela.
Os relacionamentos entre dados de diferentes tabelas podem ser de três tipos:
Relacionamento ternário Refere-se a pares de entidades. indica quantas ocorrências de C podem estar associadas a um par de ocorrências de A e B.
Uma Entidade-Tipo é uma classe ou conjunto de entidades que possuem as mesmas características ou características semelhantes. Entidade-tipo é o principal componente do modelo ER, sem o qual nenhum dos outros: atributo e relacionamento-tipo podem existir.
Tipos de Atributos
ATRIBUTO DERIVADO é um tipo de atributo cujo valor pode ser obtido de outros atributos ou relacionamentos. Diante disso não precisa ser armazenado. OBS: no DER um Atributo Derivado é representado por uma elipse com contorno em linha tracejada. O ATRIBUTO ARMAZENADO é aquele cujo valor será fisicamente no BD.
Atributos multivalorados: podem assumir diversos valores. Como por exemplo, o atributo Telefone de um funcionário, que pode assumir diversos valores. Atributos Derivados: Em alguns casos, dois ou mais atributos estão relacionados, por exemplo, a idade e data de nascimento de um funcionário.
O domínio é o subconjunto de IR no qual todas as operações indicadas em y=f(x) são possíveis. Vamos ver alguns exemplos: Agora o denominador: como 3-x está dentro da raiz, devemos ter 3-x 0, mas além disso ele também está no denominador, portanto devemos ter 3-x 0.