Principais madeiras nobres e onde devem ser usadas
Conheça agora algumas das espécies de madeira maciça altamente recomendadas para o uso em móveis para espaços externos.
Na rota do mercado internacional de madeira, todos os olhos dos países estrangeiros estão voltados para três árvores nativas brasileiras: o ipê, o mogno e o jacarandá.
Podemos identificar as madeiras através da observação dos tecidos lenhosos, quando visto a olho nu ou com o auxílio de uma lupa. Esta deve ser colocada em contato com a superfície em exame, procurando-se sempre uma posição que forneça iluminação adequada sobre o campo visual.
ipê
O Eucalipto tratado fica com uma cor levemente esverdeada e sua superfície fica livre de resíduos, com alta resistência à lixivização, atóxica, inodora, podendo ser utilizada ao natural ou com qualquer tipo de acabamento posterior como vernizes, pinturas, sempre mantendo toda a sua nobreza, durabilidade, visibilidade, ...
Goma-laca
1 – Com esponja ou o pincel limpe bem a tábua para retirar as impurezas. 2 – Passe o pano limpo para a limpeza final. 3 – Aqueça ¼ de xícara de óleo mineral no micro-ondas aproximadamente 30 segundos. 4 – Regue a superfície da tábua, com o pincel espalhe o óleo na superfície na direção das fibras da madeira.
Para selar a tábua você irá precisar apenas de dois ingredientes: Óleo mineral (aquele que encontramos na farmácia) e cera de abelha. A cera de abelha não é extremamente necessária, mas ela ajuda a selar com mais eficiência. Caso você não tenha em mãos, use apenas o óleo.
A solução é: não fixar muito na ponta da madeira. Quando fizer um furo, deixe um espaço da madeira que isso não aconteça, principalmente nas pontas, pois como falei acima, não terá madeira suficiente para que o parafuso aguente. Se fizer isso a madeira vai rachar, sempre.