A crônica humorística utiliza a ironia, o humor e o sarcasmo para tratar assuntos que impactam a sociedade, como por exemplo, política e economia. O uso da ironia, de comparações inusitadas ou a utilização de temas cômicos são algumas das técnicas usadas pelos cronistas.
Algumas dicas que se destacam: começar pensando e estruturando bem o personagem, ser empático e evitar a autobiografia. Eu diria que a melhor dica é ler muito. Quanto mais referências você tiver, mais ideias você terá para um bom texto. E não tenha medo de imitar as suas referências.
Ainda que a autoajuda tenha muito a ver com experiências e aprendizados pessoais, capazes de tornar o seu livro uma obra única, é sempre importante pesquisar antes de escrever um livro. Não falamos apenas da pesquisa de mercado, mas também uma pesquisa sobre o tema, a fim de complementar o conteúdo do livro.
Algumas dicas para o ajudar a construir um livro de memórias:
Autobiografia: nela, o autor fala sobre si mesmo, narrando os acontecimentos mais marcantes de sua vida ou enfocando em uma experiência específica. Exemplo: O diário de Zlata, de Zlata Filipovic. ... Esse tipo de biografia é encontrado, principalmente, em livros com pequenas informações sobre os autores.