Carvão vegetal ativado, um aliado em casos de envenenamento Disponível em lojas como a Petz, o produto vendido em sachês é um adsorvente, isto é, uma substância que se liga às moléculas de toxinas, impedindo que estas sejam absorvidas pelo organismo. Por isso, seja rápido na administração do produto.
A principal forma de intoxicação por OFs deve-se ao mecanismo de ação básico destes compostos, que se dá pela inibição irreversível da enzima acetilcolinesterase.
A água dos gatinhos deve ser fresca. Caso ele se negue a bebê-la, aplique-a com seringa na boca dele. Isso impede que ele fique desidratado. Vale lembrar: a água é um ótimo estimulante para aumentar o apetite.
Mantenha caixas de areia limpas (de preferência, uma a mais do que o número de gatos da residência), ofereça boa comida e deixe à disposição potes de água largos, que não incomodem as vibrissas dos felinos (verifique, também, se o seu gato não prefere água corrente).
Saiba aqui 5 dicas para adotar um gato de rua.
Cascas de frutas Não são só as plantas que têm o poder de espantar os gatos. O nariz sensível dos felinos não suporta cheiros cítricos. Por isso, uma boa forma de como espantar gatos de cima do telhado é espalhar algumas cascas de frutas pelo local, de preferência laranja, limão ou tangerina.
Canela e temperos. Não é só a pimenta que afasta os bichanos da cozinha. Muitos temperos com odor forte são considerados repelentes naturais para gatos. O nariz sensível dos nossos amigos não lida muito bem com fragrâncias fortes, como a de canela, cravo ou cominho.
Entre as mais eficientes, podemos destacar o alecrim, a alfazema e o capim-limão, Outros repelentes: há outros itens naturais que também têm o poder de espantar gatos! O melhor é que eles são facilmente encontrados em qualquer casa. Vinagre, borra de café e tabaco são exemplos de repelentes naturais.