EQST

O Que O E-lalur?

O que é o E-lalur?

O Livro Eletrônico de Apuração do Lucro Real (e-LALUR) e o Livro de Apuração da Base de Cálculo da CSLL (e-LACS), são livros de natureza eminentemente fiscal destinados à apuração extracontábil do Lucro Real sujeito à tributação pelo Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e pela Contribuição Social sobre o Lucro ...

O que é o Lalur e para que serve?

O Livro de Apuração do Lucro Real, também conhecido pela sigla Lalur, é um livro de escrituração de natureza eminentemente fiscal, criado pelo Decreto-Lei nº 1.

Qual o objetivo do Lalur?

Sua função é ajustar os demonstrativos contábeis à declaração do Imposto de Renda com adições e exclusões ao lucro líquido do período-base, apurando-se a base de cálculo do Imposto de Renda devido e controle de valores que devam influenciar a determinação do Lucro Real de períodos-base futuros e que não constem da ...

Como funciona o Lalur?

Livro de Apuração do Lucro Real É um livro destinado à pessoa jurídica, onde será calculado o imposto de renda através do Lucro Real e qual valor irá influenciar na elaboração das Demonstrações Financeiras – o conhecido fechamento de balanço.

O que entra no Lalur?

AS ADIÇÕES NA PARTE "A" DO LALUR As adições, fundamentalmente, são representadas por despesas contabilizadas e indedutíveis para a apuração do Lucro Real, como multas indedutíveis, doações, brindes, etc.

O que deve ser informado na parte B do Lalur?

A parte B do Lalur deve ser preenchida apenas no último mês do ano. PARTE "B" - incluem-se os valores que afetarão o Lucro Real de períodos-base futuros, como, por exemplo: Prejuízos a Compensar, Depreciação Acelerada Incentivada, Lucro Inflacionário Acumulado até etc.

O que são as adições e exclusões do Lalur?

As adições, fundamentalmente, são representadas por despesas contabilizadas e indedutíveis para a apuração do Lucro Real, como multas indedutíveis, doações, brindes, etc. ... É de notar que não há, neste caso, nenhuma necessidade de controle a ser efetuado na Parte "B" do LALUR, pois a despesa é indedutível.

O que são exclusões no Lalur?

As exclusões, em parte, são representadas pelas receitas não tributáveis contabilizadas. Excluem-se, também, os valores cuja tributação pode ser diferida, entre outras. è EXEMPLOS DE EXCLUSÕES AO LUCRO REAL: ... 2) Lucros e Dividendos recebidos, tributados nas pessoas jurídicas que o distribuíram, art.

O que é dedutível no lucro real?

Na apuração do Lucro Real, são operacionais (dedutíveis) as despesas não computadas nos custos, necessárias à atividade da empresa e à manutenção da respectiva fonte produtora (Lei 4.

Como fazer a ECF do lucro real?

Escrituração Contábil Fiscal (ECF) - Lucro Real

  1. Informe na filial matriz o tipo da empresa, através do preenchimento do campo Tipo Empresa disponível na tela Cadastro de Filiais (F070FCA).
  2. Indique através do campo Gerar SPED ECF disponível na tela Parâmetros da Filial para Tributos (F070FEF), quais filiais apuram o imposto IRPJ e CSLL Lucro Real SPED.

Como declarar ECF 2020?

Sobre a data limite para entrega da ECF, a legislação determina o prazo ECF até o último dia útil do mês de julho do ano subsequente ao ano-calendário a que se refira a escrituração. Em 2020 está estabelecido o 31 de julho como prazo de entrega da ECF.

Como transmitir a ECF 2020?

Para entregar a ECF por meio do sistema SPED, você precisa de um certificado digital, que é uma assinatura eletrônica com validade jurídica. Vale ressaltar que, para a transmissão, são obrigatórias duas assinaturas: uma do contador e outra da pessoa jurídica.

Como entregar ECF 2020?

Quanto ao prazo da ECF, foi estabelecido, pelo art. 3º da Instrução Normativa RFB nº 1422/2013, que ela deve ser entregue, anualmente, até o último dia útil do mês de julho, ou seja, para 2020, o prazo é válido até às 23 horas, 59 minutos e 59 segundos do dia 31 de julho.

Como calcular a multa da ECF 2020?

A não apresentação ou entrega em atraso da ECF pelas empresas tributadas pelo lucro real implica em multa equivalente a 0,25%, por mês-calendário ou fração, do lucro líquido antes do IRPJ e da CSLL, limitado a 10%.

Qual o prazo de entrega da ECF 2020?

O prazo de entrega para a ECF ano-base 2019, estava previsto para encerrar na sexta-feira, dia 31 de julho de 2020. No entanto, tivemos no dia 15/07/2020, a publicação da IN RFB nº 1.

Como entregar a ECF 2019?

Para entregar a ECF, a empresa precisa ter Certificado Digital? Qualquer transmissão de dados para o Sistema Público de Escrituração Digital – Sped deve ser feita mediante Certificado Digital. Portanto, a ECF deve sim ser enviada com Certificado Digital, documento que garante a autenticidade da empresa no universo web.

Quem assina a ECF 2020?

Para entrega da ECF -Escrituração Contábil Fiscal – são obrigatórias duas assinaturas: uma do contabilista e uma da pessoa jurídica. Para a assinatura do contabilista só podem ser utilizados certificados digitais de pessoa física (e-PF ou e-CPF).

Quem deve entregar a ECF 2019?

Todas as Pessoas Jurídicas — mesmo as equiparadas, isentas e imunes —, que não optem pelo Simples Nacional são obrigadas a preencher e entregar a ECF 2019.

Quem deve declarar ECF 2019?

Até 31 de julho, todas as pessoas jurídicas, inclusive as imunes e isentas, tributadas pelo Lucro Real, Lucro Arbitrado e Lucro Presumido, precisam fazer a entrega da ECF referente ao ano-calendário de 2018 e situações especiais de 2019.

O que deve ser informado na ECF?

Deverão ser informados, na ECF, todas as operações que influenciem a composição da base de cálculo e o valor devido do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

O que é declarado na ECF?

A ECF (Escrituração Contábil Fiscal) foi instituída pela IN RFB nº 1.

Quais empresas estão obrigadas a entrega do ECF?

Todas as pessoas jurídicas, inclusive as equiparadas, devem obrigatoriamente entregar a ECF até o último dia útil do mês de julho: Lucro Real, Presumido e Arbitrado; Imunes e Isentas; Sociedades em Conta de Participação (SCP);১০ জানু, ২০২১