Como tratar o Pólipo Pulpar ou Hiperplasia gengival Nesse segundo caso, quando o dente é passível de restauração, o tratamento indicado para esses casos de pólipo pulpar, é o tratamento endodôntico e então restaurá-lo. Em casos de extrema destruição dentária, a extração pode ser indicada.
A pulpite crônica hiperplásica ou pólipo pulpar caracteriza-se por um crescimento hiperplásico da polpa, que se projeta para fora da câmara coronária criando uma interface com as paredes dentinárias contaminadas da cavidade cariosa. Ocorre, em geral, em dentes decíduos ou permanentes jovens.
O odontoblastos são induzidos pelos ameloblastos recém-formados a produzir as camadas de pré-dentina, que se sobrepõem a partir da junção amelodentinária (JAD). O tecido dentinário é depositado pelos odontoblastos por toda a vida do órgão dental.
Irrigação A dentina é muito vascularizada, com vasos provenientes das artérias e veias alveolares superiores e inferiores que penetram pelo forame apical e forames acessórios. Drenagem linfática Pequenos vasos de fundo cego na região coronária terminam em vasos de maior diâmetro que abandonam a polpa.
O complexo dentino-pulpar é a estrutura formada pelo conjunto da dentina e da polpa dentária (a estrutura interna do dente, ela é formada por tecido conjuntivo frouxo ricamente vascularizado e inervado).