O relevo brasileiro possui grandes variações regionais, sendo constituído, principalmente, por planaltos, depressões e planícies. ... O relevo brasileiro formou-se a partir de estruturas geológicas compostas, principalmente, por formações sedimentares recentes e estruturas vulcânicas e cristalinas de idade muito antiga.
Resposta. Resposta: São os picos montanhosos. No Brasil existem diversas formas de relevo, mas as altas montanhas nós não temos, temos alguns morros bem altos mas não chegam a alcançar a classificação de montanhas.
Resposta. Pois o Brasil está longe das divisas das Placas Tectônicas, ou seja,está no centro da Placa Sul-Americana, e é o movimento das placas que origina as cadeias de montanhas, que normalmente são muito altas. Planícies, planaltos e depressões.
No Brasil, os principais agentes de transformação do relevo são as forças exteriores, ou exógenas, como as chuvas, os ventos, as mudanças de temperatura e a neve.
Em comparação com a maioria dos países sul-americanos o relevo brasileiro não apresenta grandes altitudes porque trata-se a formação geológica do Brasil é antiga, sendo que também se encontra acima de uma única placa tectônica, sem que hajam choques.
Resposta: Para melhor compreendermos a estrutura da superfície, foi elaborada uma classificação responsável pela divisão do modelado terrestre em quatro diferentes formas de relevo, a saber: montanhas, planaltos, planícies e depressões.