A fagocitose é um processo natural do organismo em que as células do sistema imunológico englobam partículas grandes por meio da emissão de pseudópodes, que são estruturas que surgem como expansão da sua membrana plasmática, com o objetivo de combater e prevenir infecções.
Isto ocorre da seguinte maneira: quando o antígeno está em seu interior, a célula de defesa se autodestroi, em um processo chamado de autólise. As células de defesa exercem a função de eliminar os agentes agressores ao organismo. A fagocitose também é o processo pelo qual os protozoários realizam a sua alimentação.
Ocorre através da ação dos componentes da imunidade do organismo, através de fagocitose pro exemplo, algumas células de defesa liberam antígenos que atuam nos receptores de membrana dos micro-organismos, provocando assim alterações intracelulares nesses que levam a morte.
Os anticorpos reconhecem os antígenos (qualquer partícula estranha ao corpo), neutralizam a infecção e eliminam estes antígenos por variados mecanismos efetores.
Enquanto que as células NK agem de duas formas distintas. Elas possuem grânulos que contêm proteínas que auxiliam a destruição das células-alvos. Quando as células NK são ativadas, os grânulos contendo proteínas são liberadas ao redor da célula-alvo.
Elas são ativadas em resposta a diversos estímulos, nomeadamente por citocina produzidos por outros elementos do sistema imunitário, por estimulação dos receptores de Imunoglobulinas FcR, presentes na sua membrana celular, e pelos receptores de activação ou inibição, específicos das células NK.
Os linfócitos TCD4, também conhecidos como T-Helper, auxiliam em todas as respostas imunes. Eles atuam produzindo citocinas – que são eficazes para a destruição dos patógenos. O LTCD4 também é responsável por estimular os macrófagos a fagocitarem e destruírem os patógenos.
Ocorre quando o antígeno reconhecido pelo linfócito especificamente desencadeia a multiplicação das células e a síntese de moléculas de reconhecimento, a produção de anticorpos pelos linfócitos B (em sua forma diferenciada, os plasmócitos) e de seus receptores específicos na superfície doe linfócitos T funcionalmente ...
Resposta Imune. O processo de defesa do corpo através do sistema imunológico é chamado de resposta imune. Existem dois tipos de respostas imunes: a inata, natural ou não específica e a adquirida, adaptativa ou específica.
O sistema imunológico, também chamado de sistema imune, é o que garante proteção ao nosso corpo, evitando que substâncias estranhas e patógenos afetem negativamente nossa saúde. É um sistema complexo que envolve uma série de células e órgãos que funcionam, em conjunto, como uma grande barreira de proteção.
Quando organismos invasores, como vírus e bactérias, se alojam em algum tecido do corpo – como o pulmão, por exemplo – as células de defesa residentes no mesmo tecido sabem que precisam agir. Esse processo “chama” células de defesa do sangue, os leucócitos, para a região infectada.
No modelo de Três Linhas de Defesa, o controle da gerência é a primeira linha de defesa no gerenciamento de riscos, as diversas funções de controle de riscos e supervisão de conformidade estabelecidas pela gerência são a segunda linha de defesa e a avaliação independente é a terceira.
A segunda linha são os órgãos e profissionais de staff que tem como objetivo apoiar a gestão para que cumpram com suas responsabilidades de primeira linha, fornecendo conhecimento e ferramentas adequadas para este processo.