Educação não formal. A educação não formal é aquela que ocorre fora do sistema formal de ensino, sendo complementar a este. É um processo organizado, mas geralmente os resultados de aprendizagem não são avaliados formalmente.
Educação em Saúde no ambiente escolar Neste sentido, a Educação em Saúde pretende "colaborar na formação de uma consciência crítica no escolar, resultando na aquisição de práticas que visem à promoção, manutenção e recuperação da própria saúde e da saúde da comunidade da qual faz parte" (Focesi, 1992, p. 19).
Para os pesquisadores, a educação possibilita a pessoa a ter acesso a maiores redes de cuidado e a mais informações sobre como prevenir e tratar determinadas doenças. Dessa forma, o investimento em educação ajuda na prevenção de doenças e no aumento da expectativa de vida.
Segundo a OMS a educação em saúde é entendida como sendo uma combinação de ações e experiências de aprendizado planejado com o intuito de habilitar as pessoas a obterem controle sobre fatores determinantes e comportamentos de saúde.
A atuação do enfermeiro, no que diz respeito à educação em saúde promove aos usuários a sensação ou felicidade, por estarem aprendendo em relação à sua patologia, de modo a prevenir doenças e se tornarem multiplicadores de saberes saudáveis.
Trata-se de um trabalho de pesquisação em Saúde Pública que buscou a educação engajada na transformação social. Propôs uma metodologia ativa de aprendizagem, com utilização de Oficinas de Trabalho, planejadas e desenvolvidas como instrumento de apoio, capacitação, suporte e promoção de mudanças.