Uraricoera deriva de dialetos indígenas locais, onde urari representa um veneno de efeito paralisante usado por certas tribos e coera significa velho. Com efeito, "rio do Veneno Velho".
É o som advindo do rio Uraricoera. Explicação: Segundo o dicionário murmurejo é um som suave, um sussurro e Uraricoera é o nome de um rio.
substantivo masculino Ação de murmurejar. Etimologia (origem da palavra murmurejo). De murmurejar.
Significado de Sarapantar Estar confuso ou ficar muito perturbado; atordoar-se: sarapantar o professor com perguntas; sarapantou-se de cansaço; estava desorientado, sarapantando.
Significado de Maloca substantivo feminino Grande barraca indígena, coberta de palmas secas, e que aloja várias famílias. ... [Figurado] Casa rústica, muito simples; rancho, choça, barraca, choupana.
O alvorecer, o início da manhã.
A expressão "Sol a Pino" significa que o Sol está no zênite, ou seja, no ponto mais alto do céu. Trata-se de uma expressão popular relacionada a uma situação astronômica peculiar, que é quando o Sol encontra-se no ponto mais alto do céu, bem acima de nossas cabeças. Por isso, é muito usada no meio do dia.
Sol a pino é uma expressão popular que descreve uma situação astronômica bastante peculiar: o Sol no zênite. ... Sim, o zênite. Esta palavra esquisita vem do árabe e descreve o ponto mais alto do céu, exatamente em cima das nossas cabeças. É o popular “a pino”.
21) Todos os dias, ao meio-dia, o Sol fica a pino, passando exatamente acima de nossas cabeças. Costuma-se afirmar que ao meio-dia ficamos sem as nossas sombras, porque o Sol se coloca no alto do céu (Zênite), mas isso não é verdade. ... Porque delimitam na superfície terrestre uma região que pode ter o Sol na vertical.
Quando o Sol está a pino, uma menina coloca um lápis de 7,0 x 10^–3 m. de diâmetro, paralelamente ao solo, e observa a sombra. por ele formada pela luz do Sol.
Para localidades a 23,5o do equador terrestre, norte ou sul, o Sol fica a pino apenas no dia do solstício de verão (ao meio dia solar, quando o Sol passa pelo meridiano do lugar). ... Os círculos polares delimitam a região onde o Sol não se põe pelo menos um dia do ano e não nasce, pelo menos uma noite seis meses depois.
Inverno
Quando o Sol atinge seu limite máximo ao Norte ou ao Sul, ocorrem os solstícios de verão e inverno. Quando o sol incide sobre a Linha do Equador, estando em seu posicionamento médio, ocorrem os equinócios de primavera e outono.
A resposta à nossa pergunta é simples: como o eixo norte-sul da Terra está inclinado em relação ao plano da órbita da Terra, no primeiro dia do Verão, a sul do trópico de Câncer, o Sol do meio-dia aponta para norte. Mas no Outono, entre o equador e o trópico de Câncer, o Sol do meio-dia aponta para Sul.
Pôr do sol (pré-AO 1990: pôr-do-sol) (também chamado de sol-pôr, anoitecer, entardecer ou ocaso) é o momento em que o Sol se oculta no horizonte na direção oeste, sendo o início da noite.
Os pontos cardeais são norte, sul, leste (o mesmo que este) e oeste. Este: do francês "est"; leste: do francês "lest". Pronunciam-se /és-te/ e /lés-te/. Os termos leste e este possuem o mesmo significado geográfico: o de lado nascente do Sol.
Leste ou Este, inicial L ou E, também chamado "Oriente, Nascente ou Levante" por indicar o lado, e não o ponto, onde o Sol nasce. Oeste, inicial O ou W, também chamado "Ocidente ou Poente" por indicar o lado onde o Sol se põe, e não seu ponto exato, o qual se altera durante as diferentes épocas do ano.