O intemperismo é um processo que representa o caráter dinâmico do solo e das rochas. O intemperismo é o processo de transformação e desgaste das rochas e dos solos, através de processos químicos, físicos e biológicos. ... Existem três tipos de intemperismo: o físico, o químico e o biológico.
Os solos tropicais altamente intemperizados apresentam teor significativo de colóides com carga elétrica variável. Entretanto, são poucas as referências em relação à quantificação destas cargas, principalmente em solos ácricos, que representam o extremo na escala de intemperismo.
Sendo assim, os fatores que controlam a ação intempérica¹ são: o clima, o material parental, o relevo, a biosfera e o tempo. A influência do clima sobre o intemperismo acontece com base na variação e regularidade dos agentes meteorológicos ao longo do tempo, a saber: a temperatura, a precipitação e os ventos.
O clima influencia de forma direta o solo, bem como os processos produtivos que são realizados no mesmo. ... Além disso, um clima mais dotado de escassez de água ou ainda diante de processos de desertificação, temos graves consequências negativas ao solo, como a falta de nutrientes, por exemplo.
Em regiões de climas tropicais, em que os índices de umidade são elevados, o intemperismo químico é mais intenso, enquanto nas regiões de clima frio e árido, a degradação das rochas é menor.
O solo é formado a partir da interação entre o tempo, clima, relevo, água e seres vivos. Em contato com a rocha-mãe, esses elementos provocam a decomposição dela, que vai se fragmentando em vários sedimentos, que, por sua vez, acumulam-se em áreas de baixo relevo, juntamente com a matéria orgânica, formando os solos.