Vem do Latim imm? nens, derivado da palavra "imanência", é um termo que se utiliza na filosofia para designar algo que é inerente a algum ser. Algo oposto a transcendência.
Em geral, a imanência refere-se a algo que tem em si próprio o seu princípio e seu fim. A transcendência, por sua vez, faz referência a algo que possui um fim externo e superior a si mesmo.
Ou, nas palavras de Deleuze: "O plano de imanência é ao mesmo tempo o que deve ser pensado, e o que não pode ser pensado. Ele seria o não-pensado no pensamento. É a base de todos os planos, imanente a cada plano pensável que não chega a pensá-lo.
O conceito é o fim de uma criação, é um sistema de singularidades extraídas de um fluxo de pensamento . assim pode-se dizer que fazer filosofia é criar conceitos, e não uma busca da verdade, já que esta está subordinada a conceitos. O filósofo é, então, aquele que cria conceitos.
Introdução e objetivo A filosofia é vista por Deleuze e Guattari como uma atividade inventiva que concerne principalmente em duas ações: traçar um plano de imanência e criar conceitos através dos personagens conceituais.
É a disciplina que consiste em criar conceitos. O filósofo é o artesão a quem compete a criação dos conceitos e a filosofia é a sua profissão, seu métier. Esta é, em suma, a resposta deleuziana: “a questão da filosofia é o ponto singular onde o conceito e a criação se remetem um ao outro”.
Nesse sentido, definir a filosofia de maneira formal e prática por vezes se trona complicado, pelo fato de que trata - se de uma ciência que requer muitos estudos racionais complexo para ser entendida e compreendida. Nisso, pode - se sim definir a filosofia, porém seu contexto é bastante amplo. Bons estudos!