O louvor é uma oferta espiritual. A Bíblia diz em Hebreus 13:15 “Por ele, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.” Louvar significa agradecer a Deus pelas suas muitas dádivas.
O Hino caracteriza-se por ser uma manifestação musical, cuja essência está no sentido das palavras, na mensagem, no que se quer dizer. ... O Hino entoado tem relevância pela essência das palavras. Quando o ministério de louvor canta uma passagem musicada da bíblia durante a celebração da ceia, está também entoando um Hino.
Cântico, poema de invocação ou adoração que se canta nas igrejas. Composição musical acompanhada de versos em louvor de algum herói, rei, partido, acontecimento ou nação: hino da Independência.
A preparação para o louvor é importante, de forma coletiva (como um grupo, como igreja) e também de forma individual. Antes de cantar, antes do louvor começar, observe alguns sinais de que as coisas estão acontecendo do jeito certo e pelo motivo correto: Peça perdão a Deus já antes da primeira música.
Quem recebe o dom para exercer esse ministério deve colocar-se na presença de Deus sempre que for chamado a servir, e pedir, humilde e verdadeiramente, que Deus lhe dê a graça de ser Seu canal. Não podemos cair na tentação de fazer só “da maneira que já sabemos”.
No início, suplique o Espírito Santo junto com os outros participantes. Peça a graça da renovação dos dons do Espírito Santo. Depois, vale a pena louvar com músicas que todos possam cantar. Em seguida, deve-se conduzir um momento de oração preparando o coração dos participantes para a formação que virá logo em seguida.
Considere iniciar com alguns minutos de silêncio e meditação. Um curto período em silêncio pode ajudar as pessoas a se conectarem com Deus. Incentive os participantes a se concentrarem completamente no Senhor durante este tempo. O grupo pode cantar dois ou três hinos antes das orações.