"O discurso citado é o discurso no discurso, a enunciação na enunciação, mas é, ao mesmo tempo, um discurso sobre o discurso, uma enunciação sobre a enunciação.” ... 3.
Nome do discurso. Cidade, dia em algarismo arábico mês. ano. X f. Disponível em: site.
É o modo de citação do discurso alheio em que o enunciador tem uma diversidade de maneiras para traduzir as falas citadas, uma vez que ele se utiliza de suas próprias palavras para reproduzir a fala do outro.
1. Fala ou texto preparado para ser apresentado perante uma audiência; peça oratória. 2. Conjunto ordenado de frases, ditas em público ou escritas.
Discurso é toda situação que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e diz respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala. Quanto à fala, na narração pode vir de três formas: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre.
Significado de Discurso Maneira própria de se expressar através da fala: seu discurso era caótico. Conjunto de sentenças e enunciados que demonstram o modo comportamental ou as ações particulares de um grupo, ideologia, assunto etc.: discurso religioso.
Discurso é um elemento que faz parte da linguagem dos seres humanos, podendo ser falado ou escrito. ... Há, na Língua Portuguesa, diferentes tipos de discursos: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre. Em uma só narrativa, pode haver mais de um tipo de discurso.
Razão é a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões a partir de suposições ou premissas. É, entre outros, um dos meios pelo qual os seres racionais propõem razões ou explicações para causa e efeito. ... A razão é considerada pelos racionalistas a forma mais viável de descobrir o que é verdadeiro ou melhor.
A linguagem é, portanto, a base das interações sociais, uma vez que é ela quem viabiliza a comunicação humana, sendo a ferramenta primordial para o desenvolvimento do pensamento e do conhecimento.
Os meios de comunicação fornecem uma grande quantidade de informações à sociedade, que aproveita isso para se manter informada sobre assuntos atuais. É por meio da imprensa falada e escrita que tomamos conhecimentos sobre tudo o que ocorre no mundo e também sobre assuntos do meio político.
O discurso dá sustentação aos enunciados e ao mesmo tempo é reforçado pelos enunciados que o realizam, mas nunca poderá se restringir a um enunciado específico nem poderá existir sem esses enunciados.
Contribuem para compreensão e interpretação na comunicação Linguagem verbal: também chamada de linguagem verbalizada, é expressa por meio de palavras escritas ou faladas.
A linguagem possibilita que o homem viva em sociedade. Muitas das capacidades humanas só se desenvolvem graças ao contato com outros seres humanos. Dessa forma, o desenvolvimento do homem e sua capacidade de raciocínio estão interligados com a linguagem.
A linguagem se relaciona com o mundo como mecanismo de representação, surgindo como fenômeno social a partir de coisas que acontecem no mundo, servindo para explicá-lo e comunicar ideias entre agentes.
Ao lermos ou produzirmos um texto (seja em língua materna ou em língua estrangeira) é importante considerar que o texto lido, escrito ou elaborado oralmente está ancorado em práticas de linguagem historicamente construídas. Ou seja, em situações de interação social em que as pessoas fazem um determinado uso da língua.
A linguagem como prática social denota um processo de interação que operacionaliza a vida social, porque a multiplicidade de práticas discursivas leva às mudanças sociais quando se utiliza recursos linguísticos empregados pelos atores e/ou grupos sociais no ato da interação dialógica, a partir de reflexões sobre ...