As abelhas mais comuns para capturar são Jataí, Mirim e Irái e a melhor época é o início da primavera até próximo ao fim do verão. As iscas devem ser instaladas em locais que existam colônias naturais/nativas e cerca de 2 metros ou mais longe da colônia natural.
Abelha Jataí é nativa do Brasil, com ampla distribuição geográfica - é encontrada do Rio Grande do Sul até o México. A Jataí possui cor amarelo-ouro e tem corbículas pretas (aparelho coletor onde o pólen é recolhido).
2- AONDE DEVO COLOCAR AS ISCAS? R: As iscas devem ser colocadas em lugar que simulem a enxameação natural das abelhas, ou seja, em locais calmos (de preferÊncia sem moveimentação de pessoas passando pela isca), na sombra, protegida do sol direto, protegida da chuva.
Você vai precisar:
cedrinho
Antes de chegar em nossas mesas, o mel que comemos precisa ser extraído das colmeias: e essa parte é bem menos doce do que o seu sabor. O processo normal envolve extrair partes inteiras da colmeia, abri-las com facas quentes e então utilizar uma espécie de centrífuga para obter o mel.
Os principais meses da safra de mel vão de maio a junho e de outubro a janeiro. Mas pode ser colhido mel o ano todo, seguindo alguns fatores são essenciais - como local do apiário próximo a flora, boas práticas de manejo das abelhas, escolha e manutenção das melhores colmeias e rainhas e criação migratória.
Assopre a fumaça para dentro do buraco. A fumaça faz com que as abelhas achem que há um incêndio, então engolem muito mel para protegê-lo e, assim, a atenção delas é desviada de você; elas também ficam pesadas demais para ferroar. Devagar e cuidadosamente, corte um pedaço de favo com uma faca afiada.
Colha a cera deixando as cápsulas em um coador em cima de um balde, permitindo que o mel pingue da cera e a deixe limpa.
Usualmente a cera de abelha é dissolvida a quente e a terebintina é o produto necessário para tal diluição. A proporção clássica resulta em pasta na proporção de três partes de terebintina e uma parte da cera de abelhas.
O favo é uma das formas mais naturais de se comer mel. O produto é delicado, feito com cera natural de abelhas e mel. Quem consome o mel desta forma consegue ter uma verdadeira experiência gastronômica que se torna cada dia mais rara.
Alguns parâmetros físico-químicos são comummente utilizados para avaliar a qualidade da cera e detectar possíveis adulterações. Entre estes encontram-se o ponto de fusão, o índice de acidez, o índice de saponificação, o índice de éster e a razão índice de éster/índice de acidez.
Suas propriedades antigermicidas auxiliam na cura de pequenos cortes na pele, escoriações, arranhões e feridas. A cera de abelha é um esfoliante natural magnífico assim como o mel cristalizado também, esfoliando suavemente as células mortas da pele, poros de compensação e eliminação da poluição.
Lâmina de cera prensada em aparelho específico que apresenta o relevo dos alvéolos de ambos os lados. É usada em colmeias de Apis mellifera e serve de guia para as operárias construírem os favos.
Resumo: Mel, cera de abelha, pólen e própolis - todos concordam que é permitido ingerir.